16.7 C
V Redonda
quinta-feira, setembro 17, 2026
Início Polícia Operação Alba mira facção suspeita de cobrar taxas de barqueiros e controlar...

Operação Alba mira facção suspeita de cobrar taxas de barqueiros e controlar pontos de drogas em Paraty

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (dia 16), a Operação Alba, para combater a expansão de uma facção criminosa em Paraty, na Costa Verde do Rio. A ação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em endereços de Paraty, na capital fluminense e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Segundo as investigações, integrantes do grupo criminoso teriam se instalado na região com o objetivo de ampliar o controle territorial e impor regras próprias, além de explorar atividades ilegais.

Entre as práticas investigadas está a cobrança de taxas de comerciantes e prestadores de serviços, incluindo barqueiros que atuam no município. De acordo com a Polícia Civil, os trabalhadores eram obrigados a pagar valores para poder exercer suas atividades.

A investigação também aponta para a atuação do grupo no controle de pontos de venda de drogas em diferentes áreas de Paraty.

A operação é coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), com apoio do 5º Departamento de Polícia de Área (5º DPA) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Os mandados têm como objetivo reunir novas provas, identificar outros possíveis integrantes da organização e atingir tanto a estrutura operacional quanto a movimentação financeira relacionada às atividades investigadas.

A Polícia Civil informou que a ofensiva faz parte de uma estratégia para interromper a atuação da organização criminosa na Costa Verde e avançar na identificação das pessoas responsáveis pela estrutura.

Até a última atualização, a operação permanecia em andamento e não havia informações oficiais sobre o número de presos.

A denominação da operação é Alba. O nome também já foi utilizado em uma operação realizada pela Polícia Civil em 2022 contra um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Comando Vermelho, mas a ação atual, em Paraty, deve ser tratada separadamente com base nas informações divulgadas nesta quarta-feira.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.