31.2 C
V Redonda
quarta-feira, fevereiro 18, 2026
Início Região Equipe de Segurança se reúne para iniciar instalação das câmeras de monitoramento...

Equipe de Segurança se reúne para iniciar instalação das câmeras de monitoramento em Barra do Piraí

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (dia 18), a primeira reunião para as instalações das câmeras de monitoramento em Barra do Pirai. O encontro aconteceu no 10º Batalhão de Policia Militar (BPM), onde será instalado o Centro de Operações. Estiveram presentes o secretário de Cidadania e Ordem Pública, José Luiz Brum; o comandante do 10º BPM, tenente Coronel Márcio Alexandre Fófano; o comandante da 1ª Cia de Polícia (CIA), Ricardo Santana; e os representantes da Thunder Telecomunicações, empresa vencedora da licitação de instalação das câmeras.

O projeto de monitoramento de Barra do Piraí prevê a instalação de 200 câmeras fixas, de alta resolução com sistema de reconhecimento facial e monitoramento de placas de veículos para verificar se estão cadastrados no sistema de roubos e furtos, mais 20 unidades portáteis para serem afixadas em uniformes de Guardas Municipais e profissionais do Segurança Presente.

Na reunião, os representantes da empresa foram conhecer o espaço cedido pelo Batalhão, para instalação do Centro de Operações, bem como formas de operações do sistema, ajuste e possíveis remanejamento do local de instalação das câmeras. Na parte da tarde, a equipe voltou a se encontrar para acompanhar de perto as formas de operações e monitoramento do sistema, em uma base, no distrito de Dorândia.

De acordo com José Luiz Brum, a operação do sistema vai contar com o quadro de profissionais de segurança, diariamente, envolvendo um da Guarda Municipal, outro da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. “Será um sistema que envolverá profissionais de quatro áreas de segurança pública diariamente no monitoramento das câmeras por 24 horas”, explicou José Luiz Brum.

Para o prefeito Mario Esteves, o investimento de R$ 17 milhões no serviço é de extrema importância para a segurança da população e para a melhoria da qualidade de vida dos barrenses. “Vamos implantar esse serviço para tentar diminuir o índice de criminalidade, continuar vivendo com segurança e servir de exemplo para todas as cidades da região. Teremos o melhor e mais avançado Centro de Operações e Monitoramento que existe no estado do Rio”, disse Esteves.

Foto: Divulgação l PMERJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.