A Rio+Saneamento informa que o abastecimento na cidade de Rio Claro, no Sul Fluminense, está prejudicado nesta quinta-feira (dia 29) em razão das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça (dia 27). A concessionária precisou paralisar a captação de água e a operação das Estações de Tratamento de Água (ETAs) do distrito de Lídice e de Rio Claro.
“O fornecimento de água tratada foi interrompido, por medida de segurança, devido a alterações na qualidade da água bruta no ponto de captação. Com a chuva, sedimentos como lama, barro e outras partículas foram arrastados em grande quantidade para o rio, deixando a coloração e a turbidez fora dos padrões de qualidade determinados pelo Ministério da Saúde”, diz trecho do comunicado.
A concessionária garantiu que as equipes estão trabalhando para que o abastecimento seja normalizado. Técnicos da concessionária monitoram a situação até que a concentração deste material se enquadre nos padrões definidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021.
Para tirar dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone: 0800 772 1027. O número oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp. Os consumidores também podem acessar o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br.