O momento é de apreensão no chão de fábrica das montadoras instaladas na região. Mesmo com lançamento, no início do mês, de um programa do governo federal de incentivo à indústria automotiva, que criou descontos temporariamente para compra de carros, ônibus e caminhões, o pacote parece que não surtiu o efeito esperado.
Hoje, o maior receio entre os trabalhadores das empresas instaladas no Cluster Automotivo Sul Fluminense, formado por 29 empresas, é que os grupos sigam caminho semelhante ao da Volkswagen, que durante essa semana informou que haverá parada de produção, temporariamente, em suas fábricas de automóveis no Brasil.
Segundo a empresa, a causa é “estagnação do mercado”. Ainda segundo a Volkswagen, todas as ferramentas de flexibilização voltadas para os trabalhadores, considerando a suspensão da produção, “estão previstas em acordo coletivo firmado entre o sindicato e colaboradores da Volkswagen”.
Por enquanto, a medida não afeta a fábrica do grupo em Resende, que produz ônibus e caminhões. “As decisões tomadas pela Volkswagen do Brasil são efeito da situação do mercado de automóveis. No caso da VWCO, não há previsão de paradas na produção em Resende”, informou a assessoria da empresa em contato com a reportagem da Folha do Aço.
Na ocasião do lançamento do programa, especialistas elogiaram a proposta de incentivo do governo federal, mas questionaram o prazo limitado de quatro meses e o montante de R$ 1,5 bilhão, valor considerado baixo. No entendimento de economistas, o prazo precisaria ser ampliado para surtir efeito duradouro sobre a indústria automotiva. No Sul Fluminense, cerca de 15 mil empregos diretos são gerados pelo setor.
Cluster
O Cluster Automotivo do Sul Fluminense é o segundo maior do Brasil em quantidade de empresas associadas e em capacidade de produção instalada. Ele é formado por 23 grupos associados, todos instalados em Resende, Porto Real e Itatiaia. As montadoras Stellantis, Nissan, Volkswagen, Jaguar Land Rover e Hyundai, além da Michelin, são companhias denominadas “âncoras”.
Foto: arquivo/divulgação