24.2 C
V Redonda
terça-feira, fevereiro 17, 2026
Início Região INB confirma desaparecimento de material radioativo nas instalações em Resende

INB confirma desaparecimento de material radioativo nas instalações em Resende

Duas ampolas contendo oito gramas de urânio enriquecido desapareceram da Indústrias Nucleares do Brasil em Resende. O urânio, vindo do consórcio Urenco, seria usado para produzir combustível para a Usina Angra 2. O sumiço foi notado durante a transferência interna em julho.

A INB abriu investigação junto à comissão nacional de energia nuclear e comunicou o incidente ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e à Polícia Federal. A empresa está buscando as amostras e ressaltou que, mesmo liberadas, não representam perigo à saúde. Apesar disso, o fato é considerado grave.

A INB também afirmou que adotará medidas para evitar incidentes semelhantes no futuro. Cada cilindro de urânio enriquecido contém uma amostra-testemunho usada em inspeções internacionais. “A INB vem concentrando todos os seus esforços para a localização das amostras, com atuação das equipes de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares, Proteção Física, Proteção Radiológica e Operação e Manutenção da Planta Química. As buscas estão sendo realizadas no interior das áreas supervisionadas e controladas, escritórios e, principalmente, no trajeto percorrido para transferência dos recipientes, além de outras áreas da Unidade”.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.