32.3 C
V Redonda
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
Início Volta Redonda Hospital do Retiro alcança nota máxima em avaliação nacional das práticas de...

Hospital do Retiro alcança nota máxima em avaliação nacional das práticas de segurança do paciente

O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), em Volta Redonda, alcançou 100% de conformidade nas práticas de segurança do paciente na avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), referente a 2024. O prêmio “Excelência na Avaliação Nacional nas Práticas de Segurança do Paciente” foi entregue ao diretor-médico Rogério Almeida e à enfermeira Paola Tolentino, do Núcleo de Segurança do Paciente, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na capital carioca, nesta segunda-feira, 28.

Segundo o diretor-médico Rogério Almeida, a avaliação da Anvisa acontece anualmente no Brasil em hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com o objetivo de apresentar e divulgar – aos gestores de saúde e profissionais dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), das Comissões de Controle de Infecção (CCIH) e da assistência, além de profissionais que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) – os resultados da análise da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.

“Foram avaliados 21 itens, com 69 subitens, relacionados à efetividade nas práticas de segurança do paciente. Nesse ano, o hospital conseguiu atingir 100% de conformidade, com todas as exigências cumpridas. Foram avaliados itens como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, com reuniões sistemáticas; plano de segurança implantado, contendo os perigos potenciais e ações de intervenção; protocolos de higiene das mãos, de identificação do paciente, de cirurgia segura, de prevenção de lesão por pressão; protocolos para prevenção de quedas, para prescrição, uso e administração de medicamentos, entre outros”, disse Rogério Almeida.

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, destacou que não mede esforços nos investimentos para a saúde pública em benefício da população que utiliza o SUS (Sistema Único de Saúde).

“Quero fazer da Saúde de Volta Redonda a melhor do país, estamos no caminho certo. Desde 2021, quando retomamos à administração municipal, reestruturamos todos os hospitais públicos e iniciamos os investimentos com equipamentos modernos, abertura de novos leitos e ampliação da assistência médica”, comentou Neto.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.