A Prefeitura de Volta Redonda criou mais 14 leitos de UTI destinados ao enfrentamento da Covid-19 para a rede pública de saúde. Os leitos, que ficarão no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, no Retiro, já estão montados e equipados.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Flávia Lipke, essa medida foi pensada para garantir que, caso o número de infectados pela doença aumente na cidade, a população tenha pleno acesso ao tratamento e não falte recursos.

“Em virtude do aumento nos casos suspeitos e confirmados no município fizemos essa organização e pedimos a habilitação desses novos leitos para garantir o atendimento”, disse. A secretária informou ainda que o Hospital do Retiro foi inserido como referência no tratamento da doença.

O prefeito Samuca Silva frisou que essa é uma medida preventiva e que, apesar de estar registrando um aumento no número de casos notificados e confirmados, o município tem um índice baixo de internação graças ao protocolo de tratamento precoce através da administração da Nitazoxanida. “São mais de 500 pessoas tratadas pelo medicamento e nenhuma delas teve um agravamento da doença ou precisou de internação. Foi um grande acerto ter implantado esse protocolo na cidade”, comentou Samuca.

Tratamento

Implantado há cerca de cinco meses, o Protocolo Municipal de tratamento precoce para Covid-19 da Prefeitura de Volta Redonda já beneficiou mais de 500 pacientes. Todos que iniciaram a administração da Nitazoxanida, conhecida popularmente como Anitta, até os três primeiros dias de sintomas, não apresentaram agravamento da doença. O tratamento ofertado na Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda foi aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que, após pesquisa, comprovou redução da carga viral nos pacientes da Covid-19.

O tratamento com Nitazoxanida é priorizado para pessoas acima de 40 anos com comorbidades – doenças que podem agravar o quadro da Covid-19, e os pacientes que fazem parte do grupo de risco para a doença, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas. A administração do medicamento é iniciada antes mesmo da chegada do resultado do teste de swab, colhido na unidade de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.