A Polícia Federal, em ação conjunta com fiscais do IBAMA, prendeu em flagrante, na terça-feira (dia 17), uma estudante de veterinária por comercializar, de forma irregular, animais silvestres, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A ação desenvolvida no âmbito da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal (DELEMAPH) resultou na apreensão de quatro macacos-prego e duas araras-canindé.

As investigações levaram a equipe a realizar diligências na residência da estudante de veterinária que comercializava animais silvestres da fauna brasileira com documentos falsos, vendendo os espécimes como se fossem legalizados, oriundos de criadouros autorizados, quando, na verdade, eram retirados da natureza. Em virtude das condições precárias, que parte dos animais foram encontrados, ficou constatado a prática de maus tratos.

Também houve apreensão na casa de uma das pessoas que comprou animais silvestres da estudante, por terem origem criminosa e documentos fraudados.

A estudante foi presa em flagrante como incursa nas penas do art. 298 do Código Penal Brasileiro, do art. 29, § 1º, III e do art. 32 da Lei nº 9.605/98, por falsificação de documento particular, por manter em cativeiro e expor a venda, e praticar maus tratos em animais da fauna silvestre.

As aves e os macacos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA – CETAS, para que possam ser tratados e reinseridos na natureza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.