As 23 Unidades Básicas de Saúde e de Estratégia de Saúde da Família de Vassouras intensificam, a partir desta terça-feira (dia 21), as ações de vacinação no município. O objetivo é orientar a população sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação, bem como cumprir a meta de imunização prevista pelo Ministério da Saúde. 

As unidades passaram a ofertar ainda a quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19, para pessoas com 40 anos ou mais.

“A vacina elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves de doenças, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Por ano, a vacinação evita entre dois a três milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por isso, precisamos cumprir, com rigor, os calendários de vacinação”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Larissa Vieira.

Larissa fez apelo especial para que, além da vacina contra Covid-19, a população atenda ao chamado para colocar em dia seis vacinas que seguem com baixa taxa de cobertura: Pentavalente, Pneunomo 10, HPV, Meningite C, Varicela e Hepatite A Pediátrica. A baixa procura por essa imunização, segundo a secretária, ocorre por diversos fatores, entre eles, o desconhecimento sobre a importância da imunização contra essas doenças.

DISPONÍVEL

O horário de funcionamento das UBS e ESF é das 8h às 16h(para áreas rurais) e 8h às 17h (para área urbana), de segunda à sexta-feira. Para o reforço contra Covid-19 é necessário intervalo de até quatro meses, entre as doses.  Para se vacinar deve ser apresentado documento de identificação com foto, além da caderneta de vacinação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.