Uma equipe da Prefeitura de Volta Redonda apreendeu na feira livre do último domingo (dia 20), na Rua Sessenta, no bairro de mesmo nome, 12 pássaros silvestres que estavam expostos para venda. Profissionais das secretarias de Meio Ambiente (SMMA) e de Fazenda (SMF), além da Guarda Municipal Ambiental, atenderam a ocorrências registradas pelo aplicativo Fiscaliza VR.

Durante a ação, foram apreendidos três calopsitas, dois Agapornis, sete canários, e seis gaiolas. O feirante recebeu auto de infração pela SMMA, pela prática de comércio irregular e descumprimento às leis municipais 5.114/14 e 4.438/08, e pela SMF, pela prática de comércio de produto divergente da especificada em alvará, conforme Decreto 13.302/14 e Lei Municipal 1415/76.

Os animais foram encaminhados para Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR), onde passarão por avaliação da equipe veterinária e por um período de quarentena para observação, até que possam ser colocados para exposição no zoológico.

A coordenadora de Proteção e Bem Estar Animal da SMMA, Alexsandra Fernandes, adverte que a prática de comércio irregular ou ilegal de animais em Volta Redonda é passível de multa e apreensão dos animais.

Segundo a coordenadora, a prefeitura, através de seus órgãos de fiscalização, está vigilante aos crimes de maus tratos aos animais e ao comércio irregular e/ou ilegal de animais.

“A orientação é para que as pessoas não fomentem o comércio irregular ou ilegal de animais. Vamos combater esse crime ambiental na nossa cidade e qualquer um pode denunciar crimes dessa natureza pelo Fiscaliza VR”, alertou Alexsandra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui