A técnica de enfermagem Gilmara Licia Olimpio Pereira, de 41 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada em Volta Redonda contra o novo coronavírus (Covid-19). A vacinação ocorreu na tarde desta terça-feira (dia 19), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Conforto, onde Gilmara trabalha.

Há 24 anos na profissão e com histórico de problemas de saúde, chegando a passar por oito cirurgias no pulmão, Gilmara se emocionou ao ser a primeira pessoa a ser vacinada na cidade.

“Me sinto muito honrada por ser a primeira pessoa a tomar a vacina, porque eu também venho de uma luta com problemas de saúde; passei por oito cirurgias no pulmão. Trabalhar na pandemia para mim foi um grande desafio. A todo momento eu tinha medo de contrair o vírus e até que ponto isso causaria dano a minha saúde. Então me sinto muito privilegiada por ser uma das primeiras a receber a vacina em Volta Redonda”, afirmou.

Gilmara também lembrou as dificuldades diárias enfrentadas na linha de frente do combate ao inimigo invisível. “Todos os dias que eu vinha trabalhar durante a pandemia, era um grande desafio. Porque a gente precisa atender com qualidade os pacientes e também nos proteger, sabendo que temos uma família em casa que nos espera. A gente sai e volta pra casa esperando o melhor para eles. Não queremos levar uma contaminação, então todo momento essa era minha preocupação”, disse, lembrando que se privava de se aproximar dos parentes por medo da contaminação pela Covid-19.

Depois de vacinada, a mensagem da técnica de enfermagem foi de esperança para toda a população de Volta Redonda: “Assim como eu fui a primeira, todos serão vacinados. A vacinação está começando hoje, com os profissionais da saúde, mas vai se estender para toda população. A gente continua com uma mensagem de fé, esperança, porque a vacina chegou na nossa cidade. Que Deus nos abençoe”.

Cronograma de vacinação

Nesta terça-feira (dia 19), além de Gilmara, outros 17 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde também foram vacinadas. Essas pessoas compõem as equipes responsáveis por fazer a vacinação no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

Na quarta-feira (dia 20), estas equipes vão vacinar as pessoas que vivem em instituições de longa permanência de idosos, bem como as pessoas com deficiência que vivem nas Residências Terapêuticas. Nos dois casos, também serão vacinados os cuidadores. Ainda na quarta-feira, funcionários das redes de saúde pública e privada que atuam na linha de frente contra a Covid-19 receberão a vacina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.