As escolas de São Paulo registraram, neste início de ano, 741 casos confirmados de Covid-19. A informação foi dada nesta terça-feira (dia 16) pelo secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, e engloba todas as redes de ensino, sejam privadas ou públicas (estaduais e municipais). Essas ocorrências, segundo o secretário, foram notificadas desde o início do ano, somando as observadas com o retorno das aulas presenciais, as aulas de reforço e recuperação e também o período de preparação das aulas.

As aulas presenciais tiveram início no dia 8 de fevereiro na rede estadual paulista, que conta com 3,3 milhões de alunos. Na rede privada, as escolas puderam reabrir a partir do dia 1º de fevereiro.

Do dia 1º de janeiro a 13 de fevereiro, segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual da Educação, o estado registrou 2.208 notificações de Covid-19 nas escolas, com 741 casos confirmados, 334 descartados e, o restante, casos suspeitos, ainda em análise. 

Só na rede estadual, houve 456 casos confirmados, sendo 77 deles na primeira semana de aulas, entre os dias 7 e 13 de fevereiro. Dessas 456 ocorrências, 83 eram alunos e 372 professores ou funcionários das escolas. Um outro caso anotado no período envolveu um funcionário terceirizado.

Em 357 das escolas estaduais que reabriram aulas presenciais este ano houve apenas um caso de Covid-19. Já em 28 escolas houve duas vítimas e, em 11 escolas, três ou mais.

“Na maioria das escolas foi um caso apenas que teve em cada escola. Isso é muito importante porque mostra que essa pessoa não pegou na escola. Pode ter pego em qualquer outro lugar”, disse o secretário.

Já na rede privada houve 271 ocorrências confirmadas do novo coronavírus, sendo 141 deles funcionários e 130 alunos.

Na rede municipal, os números foram bem baixos, já que o governo do estado só contabiliza os dados nas cidades que não têm conselho de educação próprios.

“Os números são muito baixos na rede municipal porque a maioria [das cidades] não retornou. As redes municipais que têm conselho próprio, nós não teremos informação no Simed [Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para a Covid-19]. Não teremos, por exemplo, os dados da cidade de São Paulo, que, por ter um conselho próprio, terá um tipo de monitoramento próprio de suas escolas”, explicou Rossieli.

Com isso, houve apenas 14 vítimas confirmadas nas escolas da rede municipal.

Escola com suspeita de transmissão

A secretaria estadual da Educação tem monitorado colégios da rede estadual para avaliar se a doença está sendo transmitida dentro do ambiente escolar. Das 4,5 mil escolas da rede estadual, nove precisaram ser fechadas temporariamente por ter mais de dois casos confirmados de covid-19. Duas delas, segundo o secretário, já iniciaram as aulas.

Histórico

As aulas presenciais estavam suspensas em todo o estado de São Paulo desde o fim de março do ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus. Desde o dia 8 de setembro, no entanto, escolas estaduais estavam autorizadas a reabrir para atividades de reforço e acolhimento emocional. 

O governo autorizou também a retomada de aulas para o ensino médio em 7 de outubro e, para o ensino fundamental, em 3 de novembro. Mas coube a cada um dos 645 prefeitos do estado decidir se as escolas de seus municípios iriam reabrir ou não, seguindo o planejamento estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.