Todo curso de graduação, seja tecnólogo, licenciatura ou bacharelado permite que o conhecimento seja aprofundado, através de um curso de pós-graduação. De acordo com os dados de pesquisa divulgada em 2023 pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, os profissionais que optam pela continuidade dos estudos podem ganhar salários com valores entre 150% a 255% maiores do que a média daqueles que estacionam na graduação.
Por isso, o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA vem, a cada ano, investindo em mais cursos de pós-graduação, por entender que é um meio seguro de conquistar o tão almejado aumento salarial, além de trazer mais respeito dentro da empresa, viabilizando ainda a ascensão profissional. O Centro Universitário possui professores experientes e com conteúdo atualizado, que ofertam novas técnicas e ferramentas na área escolhida.
A professora no curso de Medicina e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do UniFOA, Rhanica Coutinho, explica que o primeiro passo para cursar uma pós-graduação é verificar a idoneidade da instituição de ensino:
“É necessário averiguar se o curso escolhido é ofertado por uma instituição de ensino que tenha autorização do Ministério da Educação – MEC para lançar cursos; verificar a formação do corpo docente e certificar-se da qualidade dos espaços físicos para a realização das práticas. E para os cursos que necessitam de certificação de especialidade é preciso pesquisar junto aos órgãos de classe se a instituição realizou com sucesso outros processos de regularização”, alertou.
A professora ressalta que o estudante de pós-graduação se destaca por aprofundar o conhecimento em uma área específica e isso lhe confere o ‘know how’ em seu segmento profissional, abrindo muitas portas para migração profissional.
A pós-graduação também conduz o profissional a novidades tecnológicas e inovadoras, seja no conteúdo estudado em sala, na interação em equipes ou em experimentos dentro dos diversos laboratórios do campus Olezio Galotti, em Três Poços. O curso ainda é facilitador de amplo networking e conhecimento de experiências de sucesso, que vão auxiliar no futuro profissional.

UniFOA: pós-graduação atualizada e moderna

No UniFOA são ofertados cursos de pós-graduação lato sensu, que abrange o Master in Business Administration – MBA e as demais especializações em diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, são ofertados 19 cursos: sete na área da Odontologia; quatro na área do Direito; quatro cursos nas engenharias; três na área de Gestão e um para Ciências Biológicas e da Saúde. A instituição vem se preparando para lançar mais cursos no segundo semestre e, até o final deste ano, novas opções serão ofertadas na pós-digital.
“Vale destacar que o certificado emitido pelo UniFOA é de pós-graduado lato sensu, já o título de especialidade é oferecido pelos órgãos de classe como por exemplo Conselho Federal de Odontologia – CFO entre outros”, salientou a professora.
Escolha o curso de pós-graduação que mais se identifica com a sua necessidade, no momento:
Odontologia: Endodontia; Harmonização Orofacial; Implantodontia; Odontologia Hospitalar; Ortodontia; Periodontia e Prótese Dentária.
Direito: Direito das Famílias e Sucessões na Prática; MBA em Direito Tributário e Previdenciário na Empresa; Processo Civil Digital e Processo do Trabalho Digital.
Engenharias: Engenharia de Controle e Automação na Indústria 4.0; Engenharia de Projetos e Equipamentos Mecânicos; Engenharia de Segurança do Trabalho, e MBA Engenharia de Produção com Ênfase no Lean Seis Sigma.
Gestão: MBA em Gerenciamento de Projetos; MBA em Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Tributos, e MBA em Gestão Organizacional de Pessoas.
Ciências Biológicas e da Saúde: Nutrição Esportiva.

Diferença entre a pós-graduação lato sensu, MBA e especialização

Além de aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o curso, a pós-graduação também serve para aprender sobre gestão e administração ou para seguir a carreira acadêmica.
O termo “lato sensu” em latim quer dizer “em sentido amplo” e essa modalidade se refere a cursos que auxiliam na atualização, aprofundamento e aquisição de mais conhecimento na área de atuação. O MBA é o tipo de pós-graduação focada em gestão e administração, por isso pessoas formadas em qualquer área podem escolher por ela, bastando ter interesse em coordenar, empreender ou buscar cargos onde essas habilidades e conhecimentos são necessários.
Já a especialização é um tipo de pós-graduação que enfatiza a aquisição de conhecimentos específicos, de maneira mais aprofundada, em uma área de formação, seja em técnica, teoria ou prática. Ela pode ser feita na mesma área da graduação ou em uma diferente.
O curso de pós-graduação vai depender da escolha individual de cada um, não existindo uma decisão certa ou errada. É preciso que o interessado avalie, em primeiro lugar, o que é melhor para o seu objetivo profissional. No site do UniFOA, você tem a explicação necessária de cada curso, para não errar e garantir sucesso almejado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.