O prefeitura de Itatiaia, no Sul Fluminense, publicou Decreto, número 3.407/2020, proibindo o acesso de ônibus, micro-ônibus, vans ou similares, destinado ao turismo, em Penedo e na região de Maringá, Maromba e Mauá, como também no Parque Nacional de Itatiaia. A medida, publicada na tarde desta terça-feira (dia 17), tem validade, a princípio, por 30 dias.
A decisão, com objetivo de prevenir o contágio do novo coronavírus e atender recomendação do Ministério Público Estadual, pode ser prorrogada ou suprimida, conforme avaliação das autoridades de saúde. A fiscalização ao acesso dos turistas será feita pela Guarda Municipal de Itatiaia.
O Decreto, assinado pelo prefeito Dudu Guedes, orienta à secretaria de Turismo que informe às agências de turismo das restrições estabelecidas. Situada entre Rio e São Paulo, com acesso pela Rodovia Presidente Dutra, entre Resende e Itatiaia, Penedo é a única colônia finlandesa no Brasil e uma das áreas turísticas mais frequentadas no estado do Rio.
Foto: Reprodução Internet
Existe a proibição também aos hotéis e pousadas da região ou é só mais uma retaliação de moradores e políticos da região no intuito de prejudicar o já precário turismo da região?
Engraçado, os carros fazem fila pra entrar, mas ninguém se preocupa em relação a isso, com a Covid-19. Então eu fico pensando! É só os ônibus e vans de turismo que trazem o vírus? Os carros de passeio não? Ou é só uma manobra política, e moradores restringindo o turismo, um serviço Benéfico pra toda região. Só me resta a minha indignação! Parabéns aos moradores e políticos da região!