26.6 C
V Redonda
sábado, fevereiro 21, 2026
Início Volta Redonda CSN inicia programação do Dia Mundial da Água com soltura de peixes...

CSN inicia programação do Dia Mundial da Água com soltura de peixes no Rio Paraíba do Sul

A CSN realizou na manhã desta quinta-feira a soltura de 5.500 peixes juvenis no Rio Paraíba do Sul, marcando o início das atividades do Dia Mundial da Água. A iniciativa, que chega ao seu terceiro ano consecutivo, já contabiliza mais de 32.500 peixes soltos desde 2022, reforçando o compromisso da empresa com a recuperação da biodiversidade e a preservação dos recursos hídricos.

As espécies soltas foram Piabanha (Brycon insignis), Grumatã (Prochilodus vimboides) e Lambari do rabo branco (Bryconamericus tenuis), todas nativas da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e originárias do banco genético vivo de espécies de peixes ameaçadas de extinção.

A ação contou com a presença de representantes de diversos parceiros, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação, a Defesa Civil de Volta Redonda e o INEA.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Jorginho Fuede, destacou: “Hoje é um dia muito gratificante. Com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, realizamos a soltura de 5.500 peixes no Rio Paraíba do Sul. Esse rio nos dá sustento e qualidade de vida e precisa ser preservado. O meio ambiente não pode mais esperar. As ações de meio ambiente devem ser feitas nesse momento. Agradeço a parceria.”

Além da soltura de peixes, a programação do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN inclui visitas a laboratórios, palestras e ações ambientais, com o objetivo de conscientizar alunos, professores e colaboradores sobre a importância da gestão sustentável da água.

Destaques da programação:

24/03 (segunda-feira) – Visitas guiadas aos laboratórios do Centro de Pesquisas da CSN, onde alunos acompanharão a análise da qualidade da água devolvida ao Rio Paraíba do Sul após o processo industrial. Importante destacar que a qualidade da água devolvida é muito melhor do que da água captada.

26/03 (quarta-feira) – Mutirão de limpeza no Córrego do Bugio, com confecção de cartazes e dinâmicas sobre desperdício e poluição da água, em parceria com a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros de Volta Redonda.

27/03 (quinta-feira) – Visita e plantio de mudas na Floresta da Cicuta, reforçando a importância da preservação da vegetação para a qualidade dos recursos hídricos. A CSN já plantou mais de 85.000 mudas no entorno do Floresta e alcançara a marca de 110.000 mudas plantadas.

28/03 (sexta-feira) – Palestra e visita à ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), onde alunos conhecerão os processos de tratamento de água da CSN e realizarão experimentos práticos.

21/03 (sexta-feira) – 9h às 10h – Live “Inteligência Artificial Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos na Indústria”, com o especialista Lucas Lima, que abordará o impacto da tecnologia na gestão e preservação da água.

1 COMENTÁRIO

  1. CSN, um exemplo!
    Toda a comunidade do entorno da empresa está sempre ganhando: atenção à biodiversidade, sustentabilidade, cidade com atmosfera limpa e, o principal: excelentes oportunidades de trabalho com ótima remuneração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.