A Prefeitura de Volta Redonda, seguindo a linha de transparência, adotou medidas de controle para garantir o bom uso de recursos públicos. Diante disso, de maneira pioneira no estado, adotou dentro do contrato de gestão dos hospitais da cidade, hoje realizado por Organizações Sociais, mecanismos para que o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) possa acompanhar todas as compras e licitações realizadas pelas OSs.

Volta Redonda é a segunda cidade do Estado do Rio é adotar a ferramenta ‘Inova’, do Ministério Público, que permite o acompanhamento remoto – através de meios eletrônicos – do cumprimento do contrato, processos internos, metas e indicadores da OS na gestão do Hospital São João Batista.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, destacou que essa é apenas mais uma medida de controle dos investimentos públicos. “Fomos reconhecidos pelo Tribunal de Contas como a segunda cidade mais transparente do Estado. Isso se deve a medidas como o fortalecimento da Procuradoria Geral; a criação da Controladoria Geral do Município e da Central Geral de Compras; a implantação do Portal de Transparência; além de enviar todos os editais de licitação ao TCE”, destacou o prefeito Samuca Silva.

Segundo o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, em breve, a medida será estendida a gestão do Hospital do Retiro, também gerida por OS. “Nós já solicitamos ao MP que seja incluída essa gestão na ferramenta, que permite o acompanhamento online de todas as ações. Essa é mais uma ação de acompanhamento, já que o MP, TCE e a Secretaria de Saúde realizam auditorias constantemente nas gestões. Inovamos, inclusive, colocando o Conselho Municipal de Saúde, que é eleito pela sociedade civil, para também acompanhar o cumprimento dos contratos”, disse Alfredo.

Foto: Evandro Freitas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.