Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que a média móvel nos atendimentos às síndromes gripais, que inclui a Covid-19, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado teve queda de cerca de 60% na última semana.

A análise mostra que, entre 20 e 26 de janeiro, a média móvel foi de 4.089 atendimentos diários. Já entre os dias 27 de 30 de janeiro, a média móvel ficou em 1.670 atendimentos diários de síndromes gripais.

“Estamos começando a observar que os indicadores precoces para Covid-19 estão reduzindo. Reflexo disso é a diminuição nos atendimentos de síndrome gripal nas UPAs e a taxa de positividade dos testes para Covid-19. A variante Ômicron já chegou ao pico e agora está em queda. Em algumas regiões, já temos redução nos casos e internações”, destaca o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Para combater a circulação da variante e o aumento dos casos de Covid-19, a SES ativou o plano de contingência para a doença. Foram revertidos 397 leitos em janeiro e abertos 13 centros de testagem em Unidades de Pronto Atendimentos e hospitais estaduais, além do megacentro de testagem no Maracanã.

Também foram distribuídos mais de dois milhões de testes para detecção da Covid para os 92 municípios fluminenses. Nessas unidades, a taxa de positividade chegou a quase 50% e, nesta quinta-feira, dia 3, esteve em 12%.

Campanha de vacinação avança

A campanha de imunização contra a Covid-19 também continua avançando, além da dose de reforço para pessoas com 12 anos ou mais, a vacinação das crianças de 5 a 11 anos também está sendo realizada nos 92 municípios. Até esta terça-feira, dia 1º, foram registradas 91.345 crianças imunizadas contra a Covid-19 no estado. Os dados representam 6% do total do público-alvo.

“Fazemos um alerta para que os pais e responsáveis levem as crianças aos postos para receberem a imunização. As vacinas são seguras e ajudam a reduzir os casos graves e óbitos pela doença”, conclui o secretário.

Nesta quarta-feira, dia 2, o estado recebeu 90 mil doses da Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos. Esse lote está sendo distribuído para os municípios. Na terça-feira, a SES recebeu 201.880 doses da Coronavac destinadas a crianças de 6 a 11 anos. As remessas já foram entregues para todos os 92 municípios.

Divulgação / Governo do Estado do Rio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.