Com a posse, na quarta-feira (dia 24), do novo secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, crescem as especulações sobre possíveis mudanças nos comandos das unidades que atendem as cidades do Sul Fluminense, em particular o 28º BPM (sediado em Volta Redonda), o 37º BPM (em Resende) e o 10º BPM (em Barra do Piraí).
O novo planejamento será discutido nos próximos dias por Menezes e sua equipe. O assunto também foi tema de conversas entre prefeitos e políticos da região que prestigiaram a solenidade de posse do coronel Marcelo Menezes na Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Sulacap.
Entre os nomes cotados para assumir o comando do 28º BPM, unidade responsável pelo policiamento em Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, estão o do atual secretário municipal de Ordem Pública da Cidade do Aço, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, e o do coronel Márcio Fofano, que atualmente comanda o 10º BPM, responsável por seis cidades, incluindo Barra do Piraí, Valença, Piraí e Vassouras. O coronel Ronaldo Martins Gomes da Silva é o atual responsável pelo 28º BPM.
Novo secretário
Nomeado secretário de estado no último dia 18, o coronel Marcelo de Menezes está na instituição há 34 anos. O oficial já comandou diversas unidades e possui vasta experiência como chefe de sessões de planejamento, inteligência, operacionais e administrativas.
“É fundamental, depois de quase três anos, podermos voltar a ter alguém da ativa à frente da corporação. Evoluímos bem, mas precisamos evoluir mais, construir uma sensação de segurança que deixe a população mais tranquila para ir e vir, e empreendedores mais atraídos para vir para o Rio de Janeiro”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL).
Após a posse, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira reafirmou o compromisso com a continuidade da gestão eficiente da Polícia Militar. “Comprometo-me desde já a trabalhar com afinco na capacitação contínua dos nossos policiais, no respeito aos direitos humanos e na atuação proativa na prevenção do crime, visando sempre a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos. É imprescindível uma união de esforços. Por isso, destaco a importância da integração das atividades policiais com as instituições que formam o sistema de segurança pública e de justiça criminal, em nível municipal, estadual e federal”, afirmou o novo secretário estadual de Polícia Militar.
Natural do Rio de Janeiro, Marcelo Menezes é formado em Direito e em Engenharia Civil pelas Universidades Gama Filho e Estácio de Sá. Em seus 34 anos na Polícia Militar, foi chefe de seções de planejamento, inteligência, operacionais e administrativas. O coronel também atuou na Coordenadoria Militar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e na Subsecretaria Militar da Casa Civil do governo do estado. Pelo seu trabalho na PM, o novo secretário foi condecorado com as Medalhas de Mérito Tiradentes e Pedro Ernesto.
Foto: divulgação/GovRJ