Alunas do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA desenvolveram uma marca para artesãos de Volta Redonda. O objetivo principal é de ajudá-los a terem mais visibilidade, tanto nas redes sociais quanto nas etiquetas de seus produtos. Essa iniciativa faz parte do projeto Arigó, que tem como proposta a produção de peças artesanais que remetam à identidade de Volta Redonda, reproduzindo aspectos da memória, paisagem ou da própria identidade da cidade.

Por meio  da disciplina Projetos Integrados, entre os cursos de Design, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação, os estudantes atenderam às solicitações da diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Débora Cândido.

“Este tipo de parceria oferece uma oportunidade única para construirmos conjuntamente estratégias de inovação que podem ser aplicadas no desenvolvimento de produtos e destinos turísticos. Por outro, o conhecimento e a capacidade de inovação latente tanto nos pesquisadores quanto nos alunos da graduação dos cursos. O presente projeto tem a premissa de atender às solicitações do município, tendo em vista que como Instituição de Ensino temos a oportunidade de colocar os alunos para realizarem práticas do conhecimento em situação real de projeto”, explica a professora Patrícia Rocha, responsável pela disciplina de Projetos Integrados do Design.

A construção da marca do Artesanato Arigó contou com a participação dos alunos para desenvolveram cartões postais, mapa turístico, kit de publicidade e apoio no site para o projeto.  “Uma marca é muito importante para o artesanato ter uma conexão maior com os clientes. Através de uma marca bem elaborada com os conceitos de design mostrando a capacidade do negócio dos artesãos, fica mais fácil para os consumidores se lembrarem dos produtos”. Patrícia acredita que uma marca forte ajuda na imagem da empresa, de modo que fique na mente dos consumidores, aumentando as chances deles se tornarem clientes.

A primeira etapa da seleção foi feita pela diretora de Turismo, Débora Cândido, e as marcas escolhidas foram das alunas Kamini Villas-Bôas Carvalho e Brígida Regnier de Jesús do curso de Design. Já uma segunda etapa, as alunas irão desenvolver o manual da marca escolhida e entregar para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda.

O evento organizado para votar na melhor marca, aconteceu na segunda-feira, dia 20, no espaço Vírgula Hub VR, no Shopping Park Sul. Parceiro do UniFOA e da PMVR, contou com a presença da equipe da secretaria de turismo, artesãos, alunas do UniFOA e professores. A marca escolhida foi da aluna Kamini, do 3º período de Design, e ela contou como foi enriquecedor conhecer mais sobre esse projeto e os artesãos, além de ter se sentido gratificada por ter a mensagem que estava tentando passar em sua marca, entendida. “Essa experiência acrescentou muito na minha vida profissional, além de tratar com fatores reais e relevantes, foi um desafio criativo”.

Com a logo escolhida e desenvolvida, Débora espera apoiar o aprimoramento do processo de promoção e vendas e fortalecer iniciativas que valorizem a identidade de Volta Redonda: “Participamos de feiras e eventos, contamos com apoio da iniciativa privada e desejamos abrir mais espaço para um artesanato com identidade, e como Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, entendemos que é uma forma de fomentar o escoamento da produção”.

Brígida que também participou, mas não foi escolhida, amou fazer parte do projeto Arigó. “Este projeto me ajudou a trabalhar minha criatividade, trabalhar em grupo e me deu experiência sobre o mercado de trabalho, que com certeza irá agregar como uma futura profissional de Design”.

Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.