A secretaria de Saúde de Barra Mansa prossegue com a vacinação contra a gripe (Influenza). Nesta primeira fase o foco é idoso a partir de 80 anos e acamado. Uma estratégia de vacinação foi esquematizada para que esse público seja vacinado durante a semana, em sua própria residência, através das equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Além do SAD, que já tem o cadastro dessas pessoas, o Centro do Idoso é um canal de comunicação a mais criado para receber as demandas de agendamento da vacinação, através do telefone (24) 3328-6516, de 7h às 12h. 

O SAD está realizando a aplicação das doses de vacina de 8h às 17h. De acordo com o setor de imunização, na segunda-feira (dia 23), primeiro dia da vacinação, o SAD imunizou cerca de 700 idosos e a Santa Casa, 350.

O Hospital Santa Maria, unidade da rede privada situada no bairro Ano Bom, começou a vacinação contra a gripe na manhã desta terça-feira (dia 24). As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão imunizando os trabalhadores da área da Saúde.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, disse que a meta do município é imunizar 90% do público alvo formado por 58.936 pessoas. Nesta perspectiva, serão aplicadas pelo menos 53.042 doses da vacina contra a Influenza. 

“Neste contexto, pretendemos vacinar 21.872 idosos; 9.674 pessoas na faixa etária entre 55 e 59 anos de idade; 2.997 bebês de seis meses a dois anos de idade; 6.334 crianças com idade entre dois e quatro anos; 2.173 crianças de cinco anos; 1.499 gestantes; 3.502 trabalhadores da área da saúde; 246 puérperas (período pós-parto); 8.781 acamados; 1.096 professores; 728 agentes das forças de segurança e salvamento de jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional”, detalhou.

Sérgio Gomes ainda destacou que Barra Mansa dividiu a vacinação em três fases, com a finalidade de evitar aglomerações e prevenir o novo coronavírus. A primeira acontece em dois momentos distintos: até a próxima sexta-feira (dia 27), somente idosos acima de 80 anos e acamados receberão a dosagem. 

No período de 30 de março a 15 de abril, o público entre 60 e 79 anos será imunizado nos Postos de Saúde de cada bairro através de agendamentos feito pelos agentes da saúde. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, as vacinas acontecerão na parte externa das unidades, no período das 14h às 17h.

A segunda fase será do dia 16 de abril a 8 de maio e imunizará os professores da rede pública e privada de ensino, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. 

A ação entrará em fase final entre os dias 09 e 22 de maio, com a imunização de crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e funcionários de sistemas prisionais. 

Apesar do Ministério da Saúde estipular as datas para cada grupo, a campanha é acumulativa, ou seja, durante a ação todo o público alvo será atendido. É necessária a apresentação do cartão de vacinação e do cartão SUS.

Foto: Divulgação PMBM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui