A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (dia 8), a operação Caçada, de combate ao abuso sexual infantil e à produção, posse e compartilhamento, pela internet, de fotografias e vídeos de violência sexual infantojuvenil. Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em Volta Redonda, sendo um deles no bairro Retiro. A ação acontece também em outros quatro municípios: Rio de Janeiro (Tijuca), Niterói, Macaé e Campos dos Goytacazes.

O Núcleo de Repressão aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil, com a utilização de ferramentas específicas e o monitoramento, identificou uma rede que distribuía para pessoas de diversos países, arquivos com cenas de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes. Nas imagens, há abusadores do sexo masculino e feminino.

As investigações contaram com a cooperação da Interpol/Roma, que encaminhou informações obtidas pela Unidade de Crimes Cibernéticos em Milão.

Os materiais apreendidos, em especial os equipamentos eletrônicos, como notebooks, HD´s e celulares, serão submetidos a exame pericial para o aprofundamento das investigações, de forma a se identificar vítimas, outros criminosos e crimes praticados.

“Destaca-se que o simples fato de armazenar material com cenas de abuso sexual infantil, ainda que não haja o seu compartilhamento, por si só, já configura o crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente”, destaca a PF.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelas 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, 2ª Vara Federal Criminal de Volta Redonda e 2ª Vara Federal Criminal de Niterói. A PF não forneceu detalhes do endereço e identidade dos alvos da operação.

Foto: Divulgação PF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.