Policiais civis do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) apreenderam, na sexta-feira (dia 7), R$ 1 milhão de reais em espécie. O montante estava em um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A ação é parte de investigações relacionadas a uma organização criminosa que lava dinheiro obtido por meio de estelionatos e furtos mediante fraude, como golpes de pix e clonagem de aplicativos de mensagens. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.

Os agentes investigam, ainda, possível envolvimento do bando com outras quadrilhas que teriam cometido crimes como fraudes a licitações de diversos municípios e sonegação e fraudes fiscais.

As diligências contaram com o auxílio de informações da Unidade de Inteligência Financeira e de Setor de Compliance Bancários, que apontaram para a existência de um sofisticado sistema de movimentações financeiras de empresas de fachada e utilização de “laranjas” para transferência e saque de altos valores em espécie.

De acordo com os policiais, o valor apreendido foi devidamente contabilizado e depositado em conta judicial para garantia de ressarcimento a vítimas e lesados., bem como recuperação e reversão de ativos para a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol). As investigações prosseguirão em sigilo para identificação dos demais envolvidos na empreitada criminosa.

Divulgação PCERJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.