29.4 C
V Redonda
quinta-feira, fevereiro 19, 2026
Início Volta Redonda Sindicato alerta aos servidores públicos de VR sobre os cuidados na hora...

Sindicato alerta aos servidores públicos de VR sobre os cuidados na hora da venda dos precatórios


O Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Volta Redonda faz um alerta aos servidores que tiveram seus precatórios expedidos, para que não realizem a venda sem antes consultar o departamento jurídico. A entidade fornece assessoria gratuita para assegurar que as negociações sejam realizadas de forma clara evitando que o servidor seja ludibriado por advogados ou outras empresas que agem de má fé.

Segundo o presidente do Sindicato da categoria, Ataíde de Oliveira, muitos são os servidores que estão sendo abordados por advogados ou outras pessoas que tentam convencê-los a vender seus precatórios, dando a entender que este é sempre o melhor negócio. Porém, a entidade adverte que geralmente essas pessoas não explicam de forma clara as consequências, perdas e possibilidades de recebimento dos valores reais inscritos em precatório.
 “Muitos servidores estão procurando o sindicato se sentindo lesados por vender os precatórios a essas pessoas. Há casos de servidores que receberam apenas 30% do valor real que deveriam e depois descobriram que tinham outras opções. Por este motivo, aconselhamos que procurem o nosso departamento jurídico antes de negociar seus precatórios. Ressaltamos que o sindicato não realiza a venda dos precatórios, nem mesmo tem empresas vinculadas que realizam esse trabalho, mas acompanha todo o processo e fornece ao servidor as informações necessárias para que ele opte pelo melhor negócio para ele”, esclarece Ataíde.

O advogado do Sindicato, Victor Jácomo, atenta que para maiores de 60 anos, portadores de doenças graves e deficientes a justiça assegura a prioridade nos pagamentos dos precatórios.
“Estes grupos têm direito de receber o benefício com prioridade. Por este motivo, não aconselhamos a eles a venda imediata dos precatórios. Eles têm direito a receber adiantado cinco vezes do valor da RPV (Requisição de Pequeno Valor), o que equivale hoje a R$ 50 mil. Depois de receber esses valores podem optar por esperar o tempo necessário para receber o valor integral ou pela venda – adverte o advogado, acrescentando que é necessário que assim que expedido o precatório o funcionário venha ao sindicato para dar entrada na petição informando a prioridade.
O departamento jurídico está à disposição do servidor para esclarecer dúvidas e orientá-lo no que for necessário para assegurar que tome a melhor decisão. Evitando, assim, prejuízos financeiros no recebimento dos precatórios.
 O Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Volta Redonda está localizado na rua Edson Passos, n°157, sala 303/304, no bairro Aterrado. Telefone: (24) 3346-2788 o horário de atendimento é das 8 às 17 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.