Cerca de 11 mil pessoas foram imunizadas em Volta Redonda na manhã desta segunda-feira (dia 23), primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1. Segundo a secretaria municipal de Saúde, o lote inicial da vacina esgotou em menos de 4 horas, alçando apenas 14% do público-alvo.
A administração municipal já entrou em contato com o governo do estadual solicitando mais doses da vacina. A Campanha Nacional de Vacinação começou nesta segunda-feira (dia 23), em todo Brasil. O Ministério da Saúde vai disponibilizar, de forma escalonada, cerca de 80 mil doses para a Cidade do Aço.
O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, garantiu que ainda durante essa semana, a cidade vai receber mais oito mil doses. “Vale destacar que as vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde, através do governo do estado. Nossa expectativa é que até quinta-feira (dia 26) possamos já ter as doses em nossa cidade. Nesse primeiro dia de vacina, fizemos as aplicações em locais diferentes das Unidades Básicas de Saúde, como Cras e igrejas. Assim que nossa cidade receber as novas doses, vamos realizar a vacinação através de drive trhu e aplicações a domicilio”, disse.
Em 2020, o Ministério da Saúde antecipou em um mês o início da campanha, para proteger o público prioritário contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos.
No próximo dia 16 de abril, a campanha de vacinação contra gripe começa atender professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. Já a partir de 9 de maio, a vacina será estendida para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, população e funcionários do sistema prisional, população indígena e ainda pessoas de 55 a 59 anos, que foram acrescentadas ao público alvo da campanha deste ano.
Foto: SecomVR