A partir do próximo domingo (dia 15), entram em vigor as novas tarifas das concessionárias Light e Enel, para o estado do Rio. O reajuste anual definido nesta terça-feira (dia 10) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é válido apenas para as indústrias, na área de concessão da Light e da Enel foi de 6,73% e de 3,38%, respectivamente.

Além da reposição da inflação, os itens que mais influenciaram o aumento foram o custo da geração térmica adicional, o aumento do dólar e os encargos setoriais, em especifico os subsídios às fontes renováveis e os programas do governo para o  setor elétrico.

Tatiana Lauria, especialista de Infraestrutura da Firjan, explica que, diferentemente das revisões tarifárias previstas a cada quatro anos, os reajustes anuais não contam com a participação dos consumidores, por meio de audiência pública.

“As distribuidoras, nestes momentos, reivindicam aumento em função da inflação e de custos como compra de energia, encargos setoriais e de transmissão e cabe somente a Aneel definir os percentuais”, esclarece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui