O prefeito Samuca Silva assinou na noite deste sábado (dia 04), o Decreto Municipal nº 16.231, que controla o acesso de pacientes de outros municípios à rede municipal de Saúde. O documento reserva os leitos disponíveis para tratamento da Covid-19 exclusivamente para os moradores de Volta Redonda. A medida levou em consideração a flexibilização do isolamento social adotada em municípios da região, que pode acarretar aumento de casos de contaminação pela Covid-19, sobrecarregando a rede pública de saúde.

Segundo o prefeito, Volta Redonda se preparou para a pandemia, ampliando número de leitos, criando Hospital de Campanha, e por isso a população da cidade deve ter prioridade para atendimento hospitalar.

“Não é justo que a população de Volta Redonda siga critérios rigorosos para diminuir a circulação do novo coronavírus e não tenha a assistência à saúde assegurada pelo poder público. É uma medida temporária para reserva leitos para nossa gente”, falou Samuca, lembrando que o município registrou, no sábado, dia 04, mais de 60% de ocupação de leitos de UTI/CTI reservados para tratamento de pessoas com a Covid-19.

O número acarretou o fechamento por mais sete dias das atividades econômicas não essenciais. Os serviços já estavam interrompidos há uma semana no município. A medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus também ajuda a manter a capacidade de atendimento à população nas unidades de saúde.

Samuca lamenta ter que manter as restrições ao funcionamento do comércio, medida que afeta a economia, mas o momento é de salvar vidas. “O aumento dos casos graves de Covid-19 e de ocupação nos leitos de UTI, além da situação do Hospital Regional, que segue sem receber novos pacientes, nos obrigou a interromper a flexibilização diante do acordo judicial em vigor. Estamos com vírus sob controle mas para continuarmos assim precisamos manter a capacidade de atendimento e diminuir a velocidade do vírus na cidade. Foram 50 dias de comércio aberto no meio de uma pandemia”, disse o prefeito, ressaltando que os fatos justificam a medida de reservar os leitos para cuidado da doença na rede municipal de saúde para os munícipes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.