Nos últimos meses, muito se especulou sobre o futuro político do prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves. A dúvida parecia ter chegado ao fim na noite desta quinta-feira (dia 31), quando o político de 44 anos deixou o Republicanos para filiar-se ao PROS, em evento no Rio de Janeiro com a presença do governador Cláudio Castro (PL). No entanto, o mistério ainda persiste em pairar no ar. 

Não é segredo que Mario Esteves sonha com voos mais altos na política fluminense e uma candidatura a deputado federal estaria em seus planos já para a disputa de outubro deste ano. Para isso, ele precisa renunciar ao cargo de prefeito até este sábado (dia 2), conforme estabelece o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Permanecendo no cargo e, portanto, abrindo mão de sua candidatura, Esteves já tem uma outra opção: trabalhar o nome de seu pai, Jorge Mario Esteves à Câmara Federal. Questionado sobre a decisão, o político, por meio de texto enviado pela secretaria de Comunicação Social da prefeitura optou por sair pela tangente:

“Minha resposta era sempre a mesma [sobre uma possível renúncia]: a prioridade não era política, e sim, trabalho. Só que, neste momento, precisamos falar do caminho que encontramos, após anos de planejamento, para dar a Barra do Piraí uma oportunidade única: de ter um prefeito e um deputado federal. Os dois num só”, disse.

Apesar do texto dúbio encaminhado pela assessoria, em um trecho que Esteves expõe os planos para as eleições deste ano, ele passa pela candidatura, de fato, do seu pai. “Pensando, chegamos à conclusão de que, para termos um gabinete 100% à disposição da cidade e da região dentro do Congresso, a única forma era escolher um nome à altura da responsabilidade. E esse nome é o do Jorge Mario Esteves”, contou.

O recém-filiado ao PROS fez uma reflexão sobre o impacto positivo de uma candidatura de uma pessoa ligada a seu grupo. “Convido as pessoas a pararem e pensarem no que nos espera. Uma força dobrada, prefeito-deputado, inédita na história, pois uma coisa eu posso garantir: a única forma de resolver os grandes problemas de Barra do Piraí é tendo um gabinete exclusivo em Brasília, para atender às demandas do município e do Sul Fluminense. Sendo apenas prefeito, nós trouxemos mais de R$ 80 milhões em emendas nos últimos quatro anos”, ponderou.

E continuou: “Sendo apenas prefeito, nós estamos dando início às obras de uma nova unidade da Cruz Vermelha, que será construída na área do antigo hospital, no distrito de Vargem Alegre. Sendo apenas prefeito, conseguimos recursos em Brasília para virar o jogo na Saúde e transformar o setor em referência para a região, com a construção de uma UPA 24h, a reconstrução da Santa Casa, a nova maternidade e uma série de investimentos únicos. Isso tudo, e muito mais, como eu disse, sendo apenas prefeito. Agora, imaginem com um prefeito-deputado? Imaginem quantas portas não se abrirão para mudar a vida da população com um mandato na prefeitura e um mandato no Congresso”.

O prefeito destacou ainda que a causa animal será uma das principais bandeiras levantadas na Câmara dos Deputados, por ele ou seu candidato – caso conquiste uma vaga nas urnas em outubro. “Só no Executivo, demos visibilidade à causa animal no Sul Fluminense, demonstrando aos prefeitos de todo o estado do Rio, na prática, que se um município como Barra do Piraí faz pelos peludinhos, qualquer outro também pode fazer. Basta boa vontade e amor pelos animais. Em Brasília, com Jorge Mario Esteves, teremos uma dupla voz pela causa animal, ressoando muito mais alto, afinal, poderemos abranger todo o estado e levar, em especial, para os municípios do Sul Fluminense, os mesmos projetos que já ajudaram mais de 12 mil animais em Barra do Piraí”, frisou.

A problemática envolvendo a Santa Casa e a Maternidade Maria de Nazaré foi lembrada por Esteves. “Uma das questões mais difíceis do nosso mandato envolve os dois principais hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ambos têm heranças de anos de dívidas, que somam mais de R$ 30 milhões, uma situação preocupante, que só pode ser solucionada por um caminho: Brasília. Impossível conseguir os recursos necessários para recuperar de vez os hospitais sem o apoio da União, e essa será uma das principais missões que levaremos”, enfatizou.

O prefeito finalizou com uma mensagem de otimismo. “O céu será o limite para o que faremos, com um representante na prefeitura e em Brasília. Poderemos sonhar mais alto. Principalmente: poderemos realizar muito mais. Barra do Piraí, a região e os peludinhos terão, pela primeira vez, um lugar demarcado em Brasília, para atender a tudo que pudermos fazer, juntos”, encerrou.

Repercussão

O anúncio da pré-candidatura de Jorge Mario Esteves repercutiu, principalmente entre nomes de peso da política barrense. O presidente da Câmara Municipal, Thiago Soares (Republicanos), ressaltou que a chance real de um gabinete em Brasília e outro na cidade representa a qualidade do trabalho desenvolvido por Esteves nos últimos cinco anos.

“É inegável que, com o anúncio, o Mario dobra de tamanho, no melhor sentido da palavra. Isso porque será inédito para a cidade esse feito de uma conexão direta com o Congresso, que é onde tudo acontece. Somos um município com orçamento modesto, que depende muito da articulação com o governo federal. Tendo uma voz permanente lá, perto do coração da política brasileira, a tendência é de que aqui, na ponta, os investimentos cheguem com muito mais força”, conjecturou.

O vereador Rafael Couto (PL) concorda com o colega do Legislativo. “A proporção que a parceria com o governo federal tende a tomar vai colocar a cidade e a região em outro patamar. Quem não é visto, não é lembrado, essa máxima vale na vida e na política. Com um mandato de deputado federal com o DNA barrense, o município terá representatividade o tempo inteiro, bem como a região, que também se fortalecerá”, comentou.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.