26.1 C
V Redonda
domingo, fevereiro 15, 2026
Início Política Saúde de Volta Redonda recebe novo equipamento de ultrassonografia

Saúde de Volta Redonda recebe novo equipamento de ultrassonografia

Um novo equipamento de ultrassonografia foi entregue à Volta Redonda na manhã dessa terça-feira (dia 21), pelo prefeito Samuca Silva (PSDB), por meio do programa “Orgulho de Volta”. A estimativa da administração municipal com o novo equipamento, que custou R$ 80 mil e foi adquirido com verba de emenda parlamentar, é que o número de exames de ultrassonografia aumente em mais de 50%, subindo de 2200 para 3500 procedimentos mensais. A marcação dos exames será via Sisreg (Sistema de Regulação) pelas unidades de saúde.

O prefeito ressaltou que a entrega do novo equipamento faz parte das ações do poder municipal em investir na qualidade da saúde publica ofertada no município. “Continuamos a investir no melhor plano de saúde que existe, o SUS (Sistema Único de Saúde). Tenho certeza que o atendimento disponibilizado aqui na Policlínica mostra a seriedade desse governo. Já zeramos as filas de mamografia e tomografia e agora chegou a vez de zerar os exames de ultrassonografia. E vem mais por aí. No próximo mês vamos realizar o Mutirão da Catarata”, avisou.

O aparelho responsável pelos exames de ultrassonografia transvaginal, renal, de mama, abdominal, de articulação, obstétrica, ecodoppler venoso e arterial, caróticas e vertebrais ficará no Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, no Estádio Raulino de Oliveira.

O secretário municipal de saúde, Alfredo Peixoto, agradeceu aos funcionários da Policlínica pela qualidade do atendimento disponibilizado à população. Durante o evento, ele destacou os avanços da saúde pública nos últimos anos. “Hoje estamos entregando essa sala de exames de imagens, equipada com ultrassom, que é mais um avanço do governo do prefeito Samuca. Tínhamos uma fila grandiosa de pessoas aguardando esses exames. Com a implantação da Organização Social (OS) no Hospital do Retiro aumentamos a oferta de exames e praticamente zeramos a fila de ultrassonografia. Temos uma pequena demanda na ultrassonografia transvaginal, que vamos zerar com a chegada desse novo aparelho. E até meados deste ano vamos zerar a fila de todas as ultrassonografias”, disse o secretário.

Alfredo Peixoto citou alguns dados de exames realizados durante o último ano. Só em 2019 foram ofertados 15.700 exames de mamografia, 28.148 de ultrassonografia, 17 mil raios X, 2.800 tomografias, 145 mil atendimentos na policlínica e 74 mil no Centro de Especialidades e Referência (CER). No mesmo ano, foram realizados 26.300 atendimentos de fisioterapia no Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf).

“Somos a prefeitura da Região Sul Fluminense que mais realiza atendimento fisioterápico. Não só no Cemurf, mas também em todas as unidades de saúde de Volta Redonda. O serviço de fisioterapia foi valorizado pelo prefeito Samuca, que montou uma unidade descentralizada no bairro Água Limpa, facilitando a vida das pessoas que não precisam mais pegar uma condução para fazer o seu tratamento e são prontamente atendidas”, concluiu o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.