A maior e mais inclusiva competição do Brasil, a Olímpiada da Pessoa com Deficiência (Olimpede) 2023, começa nesta sexta-feira (dia 1º), em Volta Redonda. Este ano, o tradicional evento organizado pela secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel) tem mais de 1,7 mil inscritos.
A abertura está marcada para as 15h, na PET (Clube dos Funcionários), na Vila Santa Cecília. Mais cedo, às 8h, haverá competição de natação no Parque Aquático Municipal, na Ilha São João. Os atletas, a partir de 7 anos, representam 83 instituições de três estados do país (Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo).
Os participantes se dividirão nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, voleibol especial, taekwondo, cabo de guerra, futsal, natação, provas de habilidades (zig-zag e chute ao gol) e jogos de tabuleiros (dama, xadrez e dominó).
Todas as modalidades são devidamente adaptadas para as pessoas com deficiências visuais, auditivas, intelectuais e físicas. As competições serão disputadas na Arena Esportiva, no bairro Voldac, e nos ginásios dos bairros Açude, Siderlândia, Retiro e Santo Agostinho, além do Parque Aquático Municipal.
“Mais um ano em que vamos receber os campeões da vida. Estamos muito orgulhosos em promover mais uma edição da Olimpíada da Pessoa com Deficiência, que em Volta Redonda é uma tradição e acabou virando uma referência para todo o Brasil”, disse a secretária municipal de Esporte, Rose Vilela.
Competição no fim de semana
No sábado (dia 2), a partir das 8h, haverá provas de Badminton; Corridas e Caminhadas; Saltos, Arremessos e Lançamentos; Dominó e Dama e Tênis de Mesa. À tarde, a partir das 14h, provas de Saltos, Arremessos e Lançamentos; Corridas e Caminhadas; Jogos de Salão; Cabo de Guerra; Taekwondo e Provas de Habilidade.
No domingo (dia 3), a partir das 8h, provas de Badminton; Atletismo; Provas de Habilidade; Futsal; Tênis de Mesa; Cabo de Guerra e Voleibol Sentado. A grande final do Futsal está prevista para acontecer no ginásio do Santo Agostinho.
Foto: divulgação