O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, anunciou, em suas redes sociais, que vai decretar estado de Calamidade Pública no município. As chuvas que atingiram o município, na noite de quarta-feira (dia 21), causaram duas mortes, há três pessoas soterradas e muitos desalojados. “Uma situação é trágica, porque dessa vez tivemos perdas de vidas. Essa é uma situação extremamente desafiadora. Quase, eu posso afirmar, um pesadelo”, falou o prefeito Mario Esteves.
A ligação entre Barra do Piraí e Volta Redonda pela BR-393 (Lúcio Meira) está interrompida desde a madrugada desta quinta-feira (dia 22) nas proximidades do bairro Lago Azul. O motivo é uma cratera que se abriu no km 258, onde o solo cedeu nas duas faixas, devido às chuvas das últimas horas na região Centro-Sul Fluminense.
Em entrevista a um programa de rádio, o prefeito Neto se colocou a disposição do governo de Barra do Piraí. “Estou à disposição do prefeito Mário Esteves. A minha solidariedade neste momento tão difícil. Quero prestar a minha solidariedade e ajudar no que puder ajudar”, disse o prefeito Neto (PP), de Volta Redonda.
Sobe para três número de mortes durante chuvas no estado do Rio
Pelo menos três pessoas morreram devido às chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro na noite dessa quarta-feira (dia 21). De acordo com a Defesa Civil municipal de Japeri, na Baixada Fluminense, foram registradas duas mortes no município: um menino e uma mulher de 24 anos, em desabamentos em locais diferentes.
A Secretaria Estadual de Defesa Civil também confirmou a morte de uma mulher, em um deslizamento de terra em Barra do Piraí, no sul fluminense.
Segundo a secretaria estadual, no deslizamento de Barra do Piraí, quatro pessoas foram resgatadas com vida e três vítimas estão sendo procuradas pelo Corpo de Bombeiros sob os escombros.
Na cidade de Mendes, duas pessoas foram resgatadas com vida de um deslizamento. Uma criança estaria desaparecida, segundo a Defesa Civil estadual.
Mais de 130 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros no estado. As chuvas provocaram enxurradas em municípios da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu e Queimados. Nas duas cidades, as aulas foram suspensas em algumas escolas municipais.
Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, o risco de enchentes é alto ou muito alto em Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Mendes, Paracambi, Porto Real, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Belford Roxo e no Rio de Janeiro.
Já o risco de deslizamentos é alto ou muito alto em Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Paracambi, Queimados e Porto Real.
Na rodovia BR-363, uma cratera foi aberta provocando sua interdição na altura do km 258, em Barra do Piraí. Em Teresópolis, na região serrana fluminense, o trânsito na altura do km 63 da BR-116 foi interrompido devido à queda de uma árvore e de fiação, que provocaram um acidente com um caminhão.