23.2 C
V Redonda
quinta-feira, fevereiro 19, 2026
Início Volta Redonda Alunos da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro são medalhistas na 16ª...

Alunos da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro são medalhistas na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes

Trinta e três alunos da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, localizada no bairro de Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, foram medalhistas na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A olimpíada experimental é realizada todos os anos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Participam estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de todo o país.

Volta Redonda teve 11 equipes (com três alunos cada) premiadas na competição: duas medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze – todas com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. De acordo com os professores que coordenaram a atividade na escola, Bianca Pereira e Anderson Clayton, os próprios alunos desenvolveram o projeto dos foguetes, realizaram os testes, ajustes e o lançamento final, aplicando conhecimentos adquiridos em Matemática, Ciências, Geografia e Arte.

“No primeiro teste o foguete não funcionou, realizamos outro foguete e na hora deu certo. A realização desse trabalho proporcionou a possibilidade de aprender e ajudar os meus colegas. Quando soube que ganhei a medalha de ouro, fiquei muito feliz”, disse o estudante Kaiky Halfeld, um dos premiados.

O secretário municipal de Educação, Júlio Cyrne, ressaltou que o maior ganho foi a oportunidade que os estudantes tiveram de colocar em prática aquilo que estudaram na teoria em sala de aula.

“Parabéns aos alunos, professores e à direção da escola, que vêm desenvolvendo um importante trabalho com esses jovens, incentivando ao desenvolvimento prático dos ensinamentos e contribuindo ainda mais para a melhoria da qualidade da educação que o município oferece aos nossos jovens”, citou o secretário.

Os alunos medalhistas de ouro foram: Ingrid Barros, Júlia Yumi e Vânia Alves (Equipe Universo); Felipe Gonçalo, Kaiky Halfeld e Thales Diego (Equipe Foguetinho).

Conquistaram a medalha de prata: Amanda Florêncio, Ana Carolina e Daniel Delespostis (Equipe ADA); Daniel Borsatto, Levi Anderson e João Daniel (Equipe Os Justiceiros); Geovana Christini, Raul Pires e Vitória Almeida (Equipe SAAS); Kevin Gabriel, Pablo da Silva e Cauan Silva (Equipe Mago Prior).

Os estudantes medalhistas de bronze foram: Ana Luiza, Rafaela da Silva e José Schiavo (Equipe Schiavo); Diogo Faria, Isaac Silva e Sofia Faria (Equipe 007); Driely da Silva, Natália Soares e Vitória Raquel (Equipe Os Halfinhos); Isaque Scalioni, Samuel de Andrade e Luiz Felipe (Equipe Foguete Estelar); Maria Fernanda, Milena Vitória e Ana Carolina (Equipe Grupinho das WinXs).

A Mostra Brasileira de Foguetes tem como os objetivos de fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins; além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.