Entregues há menos de uma semana e celebrados pelo prefeito Neto (DEM), os dez respiradores doados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) ao Palácio 17 de Julho como contrapartida para a realização de dois jogos do Campeonato Paulista no Estádio Raulino de Oliveira em março, apresentaram defeitos de fabricação e serão devolvidos a empresa fabricante. A informação foi publicada pela colunista do UOL Marília Ruiz.

Os equipamentos, segundo a colunista, nem chegaram a ser instalados no anexo do Hospital do Retiro. Além das falhas de funcionamento, os respiradores vieram com peças faltando, levando Neto a relatar o problema a FPF e a Procuradoria-Geral do Município. Na última semana, os advogados da Federação enviaram à LQL Comércio e Importação de Produtos Médicos LTDA, fabricante do produto, uma notificação extraoficial pedindo o ressarcimento dos R$ 200 mil gastos na compra dos respiradores.

A FPF promete contornar a situação: ela já negocia a compra dos equipamentos com outras empresas e pretende fechar negócio ainda hoje. Segundo a assessoria da Federação, a intenção é que a nova empresa contratada entregue os produtos em no máximo 20 dias.

Até o momento, LQL Comércio e Importação de Produtos Médicos LTDA não se manifestou a respeito das falhas em seus equipamentos. Empresa com abrangência em diversos estados, a LQL tem participado de licitações para fornecimento de materiais hospitalares desde o começo da pandemia, de acordo com informações do portal da transparência.

O caso

Em março, enquanto Volta Redonda atravessava o seu pior momento em toda a pandemia de Covid-19, o prefeito Neto achou de bom tom abrir as portas da cidade e permitir a realização de dois jogos do Campeonato Paulista no Raulino de Oliveira. O estádio sediou Mirassol x Corinthians e São Bento x Palmeiras. Cabe ressaltar que, na ocasião, o governador de São Paulo, João Dória, havia colocado todo o estado na fase emergencial, com medidas mais restritivas de combate ao coronavírus, paralisando o estadual paulista.

Em contrapartida por toda polêmica gerada, a FPF se comprometeu a doar kits para montar 10 novos leitos de UTI no município. “A Federação Paulista de Futebol vai doar equipamentos necessários para montagem de dez leitos de UTI (dez respiradores e dez monitores) para tratamento de pacientes com a covid-19. A realização dos dois jogos seguirá todos os protocolos já adotados para as partidas do campeonato Carioca”, comemorou Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.