Os prefeitos de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral se reuniram, na tarde desta segunda-feira (dia 15), com o promotor do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) Leonardo Kataoka para debater novas medidas de combate à Covid-19 nestes municípios que, nos últimos dias, apresentaram crescimento nos números de novos casos e internações. Após o encontro, ficou decidido que as três cidades irão adotar um toque de recolher das 23h às 5h. Neto já havia determinado toque de recolher na Cidade do Aço em seu último decreto editado. As informações foram dadas pelo prefeito de Pinheiral Ednardo Barbosa (PSC), durante live no início desta noite.

Outro ponto de discussão foram os bares e restaurantes, setor normalmente afetado por restrições. Esses estabelecimentos poderão funcionar até às 22h, com tolerância de uma hora e 50% ocupação. Agora, os prefeitos apostam na política de “tolerância zero” para bares e restaurantes que desrespeitarem as restrições, com a aplicação de multas pesadas e até mesmo o fechamento definitivo desses locais. Aglomerações clandestinas, como festas e bailes funk, também serão tratadas com um rigor maior.

O transporte público, sobretudo o intermunicipal, também será amplamente fiscalizado, inclusive com o apoio de órgãos como o Departamento de Transportes (Detro).

O comércio, local de alta circulação durante o dia, segue funcionando com as medidas já conhecidas: distanciamento, uso obrigatório de máscara, atendimento reduzido, oferta de álcool a 70% e aferição de temperatura na entrada. A fiscalização no setor também será ampliada.

O aumento da incidência de casos graves da doença entre jovens e crianças trás um alerta ainda maior para os municípios da região Sul Fluminense, que seguem vacinando conforme as novas doses previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) são distribuídas.

Segundo o promotor público Leonardo Kataoka, as medidas foram tomadas, pois o MPRJ enxerga a atual situação com preocupação. “O Ministério Público vê com preocupação o número de pacientes internados no Hospital Regional do Médio Paraíba Zilda Arns. Entende como fundamental a união e diálogo dos municípios para adoção de medidas de proteção à vida e alerta a população da necessidade de se manter as medidas de prevenção ao contágio”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.