O Zoológico Municipal de Volta Redonda completa 40 anos no próximo dia 6 de setembro e o aniversário será comemorado com uma programação especial, que vai do dia 1º ao dia 7 do mês. O zoo, único público do estado do Rio, sem cobrança de ingressos, é opção de lazer para toda a família. O espaço atrai visitantes de diversas cidades e já chegou a receber cerca de cinco mil pessoas em um único dia, antes da pandemia de Covid-19.

Parte desta história está retratada na exposição fotográfica “Zoo 40 Anos”, que abre as comemorações pelo aniversário. A mostra, que tem 30 registros que incluem fotos da Prefeitura de Volta Redonda e de arquivo pessoal de funcionários e estagiários que atuam ou atuaram no zoológico, poderá ser visitada no subsolo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni nos dias 1 e 2 de setembro, das 9h às 15h. No dia 4, a exposição migra para o zoo, onde fica até o dia 7.

No sábado (dia 4), no domingo (dia 5), e no feriado de 7 de Setembro (Independência do Brasil), haverá programação especial pelo aniversário do zoológico. Das 9h às 15h, estão programados feira de artesanato e a exposição “Era uma vez no Zoo”, do maquiador Bruno Chio.

O profissional reúne fotografias em que aparece como personagens marcantes da literatura e do cinema como Pinóquio; Jack Sparrow (Piratas do Caribe); Homem de Lata (Mágico de Oz); Malévola e Mulher Maravilha. Bruno Chio ainda fará uma intervenção cultural, interagindo com o público do zoológico como um de seus personagens, nos três dias, às 11h e às 14h.

Além disso, estarão disponíveis todas as atrações do zoo como os cerca de 300 animais de diferentes espécies; o recinto de imersão, que permite contato direto com os animais durante visita guiada para pequenos grupos de pessoas; o parque infantil, que inclui brinquedos adaptados para pessoas com deficiência; e a área para piquenique.

Aniversário de 40 anos com programação interna

O Zoológico Municipal completa 40 anos na segunda-feira, quando haverá distribuição de bolo de aniversário para os animais, respeitando a dieta indicada para cada espécie, e plantio de 40 mudas de árvores, numa alusão à idade do zoo.

Zoológico respeita medidas de prevenção à Covid-19

Obedecendo as medidas de prevenção à Covid-19, as visitas ao Zoológico Municipal devem ser agendadas com antecedência pelo site agendaverde.voltaredonda.rj.gov.br. O zoológico fica aberto de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo o horário entre 12h e 13h reservado para higienização dos espaços de convivência e banheiros.

É obrigatório o uso de máscara e, para acessar o local, os usuários passam por aferição da temperatura e existe a disponibilização de álcool em gel em totens para higienização das mãos, além de lavatório com água e sabão na entrada. Os estabelecimentos comerciais na área alimentícia também oferecem álcool em gel para os clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.