A 25ª Semana Jurídica do Direito, que este ano debate o tema ‘Aplicações Práticas do Direito Contemporâneo’, foi aberta oficialmente nessa segunda-feira (dia 13), no Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O evento tradicional do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), acontece até a próxima sexta-feira, dia 17, tem como objetivo proporcionar aos alunos o aprendizado de conteúdos interdisciplinares, estimulando a interação e ampliando o conhecimento, bem como trazer as inovações jurídicas e acadêmicas e, principalmente, a prática do Direito.
De acordo com o coordenador do curso, professor Alan Pançardes, o aluno vivencia a teoria e a prática em sala de aula, mas durante a Semana Jurídica poderá ficar por dentro do que tem de mais novo na prática do Direito e das renovações e discussões do mundo jurídico, onde são trazidos temas atuais que merecem reflexões, sendo apresentados e discutidos junto aos estudantes. Eles terão acesso direto da fonte a esses conhecimentos, como é o caso da palestra de abertura sobre o Tráfico Internacional de Drogas, através de um delegado da Polícia Federal e um advogado criminalista.
A abertura da 25ª edição da Semana Jurídica foi feita pelo advogado e coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão Neto, que representou o presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado e a reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira.
“Este evento abre espaço para debate, reflexão e formação de pensamento crítico a respeito das transformações que o nosso curso acaba passando, pois o Direito é muito dinâmico e vem se alterando rapidamente por influência da tecnologia ou de outras demandas sociais. Então é bom que o aluno tenha espaço nesse período para aprender, propor novos debates e se atualizar. A Semana Jurídica pode ser usada para refletir, ter discernimento, pensamento crítico, não ser levado ou manipulado”, disse Dario.
A palestra de abertura foi sobre o “Tráfico Internacional de Drogas”, explanado pelo advogado e professor do curso de Direito do UniFOA, Marcelo Shad, e pelo advogado e delegado da Polícia Federal, Marcelo Daemon. Os palestrantes exploraram o tema através de tópicos, mostrando com abrangência o que ocorre atualmente em relação ao tráfico internacional de drogas, como afeta o nosso país, passando pela área jurídica e mostrando os caminhos que podem ser tomados, num panorama bem real.
Palestras, cursos e práticas na Semana Jurídica
O coordenador Alan Pançardes afirmou que a 25ª Semana Jurídica deve ser bem aproveitada pelos alunos, pois foi elaborada e programada para trazer a prática do Direito daquilo que acontece de forma real.
“Estão programadas palestras sobre temas bem diversificados, com 16 assuntos diferentes. Os alunos vão poder transitar na área de maior interesse – de registro de marcas a inventário extrajudicial, passando pelo inquérito policial e como transformar os seguidores em clientes, entre outros. A temática variada atende bastante ao aluno, que poderá se aprofundar seja no Direito, na prática do Direito ou na parte comercial do Direito, abrangendo todas as áreas necessárias à profissão e principalmente voltada à prática”, explicou Alan.
Ainda de acordo com Alan Pançardes, a Semana Jurídica é uma das ações de fomento à qualificação dos alunos e formação continuada aos egressos. Várias pesquisas do curso nascem das experiências vivenciadas nessa oportunidade, justamente por apresentar diversas formas de visão e um convite aos questionamentos, fomentando uma discussão qualificada.
“Os nossos palestrantes estão aqui doando não só o conhecimento, mas também o tempo deles, pois não recebem nada para estarem aqui e colaboram para a formação e aprendizado dos estudantes do UniFOA. Espero que todos aproveitem bem a Semana Jurídica, para se atualizar, discutir os temas, saírem da caixinha e formarem opinião. Todo o evento foi planejado com o corpo de professores e sempre buscando o melhor para os estudantes”, finalizou.
Para a aluna do 10º período do curso de Direito, Bruna Portugal, que inclusive já foi aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), “o evento é de extrema importância e tem muito a acrescentar aos estudantes, porque tem palestrantes de fora e podem nos mostrar mais a prática, além de ajudar a escolher a área de atuação”, garantiu.
Conheça a programação completa da 25ª Semana Jurídica:
Dia 14 de maio (terça-feira), às 19h
Palestra: ‘Destravando seu processo com inventário extrajudicial’, com Pedro Henrique Calmeto Schetine, advogado imobiliário, pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil em Direito Público, professor de Direito Civil e Processual Civil, Prática de Direito Imobiliário. Local: Centro Histórico Cultural Dauro Peixoto Aragão, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
Palestra: ‘O valor da sua imagem’, com Joana Carolina Brizola Santos, consultora de imagem e publicitária. Palestrante e mentora, com mais de 45 cursos e já atendeu mais de 1,5 mil clientes pelo Brasil e mundo. Local: AudiSmart -Biblioteca Central, Olezio Galotti.
Palestra: ‘Inquérito policial na prática’, com Erika Julio Batitucci, mestre em Direito e delegada de polícia. Local: Tribunal do Júri.
Palestra: ‘Registro de Marcas e Oportunidades de Mercado’, com Lívia França Silva Leon, procuradora legislativa na Câmara Municipal de Barra Mansa, advogada especialista em Direito Público e em Gestão de Inovação, com atuação voltada para Propriedade Intelectual, especialmente Direito Marcário. Local: Sala 14, Prédio 10, do Campus Olezio Galotti.
Dia 15 de maio (quarta-feira), às 19h
Palestra: ‘O impacto da imagem pessoal no ambiente de trabalho’, por Cristiane Meira, consultora de imagem e estilo desde 2020, formada pela Dress Code e Centro Europeu, com mais de 500 atendimentos. Membro da Associação Internacional de Consultores de Imagens (AICI). Local: Centro Histórico Cultural Dauro Peixoto Aragão, no Campus Olezio Galotti.
Palestra: ‘Como transformar seguidores em clientes’, com Joana Carolina Brizola Santos. Local: AudiSmart -Biblioteca Central, Olezio Galotti.
Palestra: ‘A invisibilidade do trabalho do cuidado enquanto mecanismo de opressão às mulheres’, com Isabelle Maria Patitucci de Azevedo, doutoranda em Sociologia e Direito, e mestra em Direito Constitucional. Advogada especialista em Direito da Família e Direitos Humanos; professora universitária em diversos temas, principalmente em Ciência Política e Direito Constitucional. Local: Tribunal do Júri.
Palestra: ‘Exame da Ordem: conhecer para conquistar’, com Carlos José Pacheco, professor e mestre do Direito do UniFOA. Local: Sala 14, Prédio 10, do Campus Olezio Galotti.
Dia 16 de maio (quinta-feira), às 19h
Palestra: ‘As diversas configurações familiares e seus (des) amparo legal’, com Izabelle Maria Petitucci de Azevedo. Local: Centro Histórico Cultural Dauro Peixoto Aragão, no Campus Olezio Galotti.
Palestra: ‘Contencioso e consultivo estratégico: como é a prática jurídica dos escritórios de advocacia mais respeitados’, com Mario Luiz Morris Ribeiro Reis, advogado especialista em Direito Público e regulatório; atuou como procurador geral do município de Barra do Piraí; assessor da presidência do DOTCE-RJ. Doutorando em políticas públicas e mestre em justiça administrativa. Local: AudiSmart -Biblioteca Central, Olezio Galotti.
Palestra: ‘Cine Debate’, com Alexandre Miguel França, professor doutor do curso de Direito do UniFOA. Local: Tribunal do Júri.
Palestra: ‘Exame da Ordem: conhecer para conquistar’, com Carlos José Pacheco, professor e mestre do Direito do UniFOA. Local: Sala 14, Prédio 10, do Campus Olezio Galotti.
Dia 17 de maio (sexta-feira), às 19h
Palestra: ‘Institucionalização da criança e adolescente e direito à convivência familiar’, com Sávio Bittencourt, procurador de Justiça de infância e juventude; pós-doutorado em Direitos Humanos (Coimbra), doutor em ciência; mestre em Direito da Criança, da Família e das Sucessões; mestre em História; graduado em Direito e em Filosofia, presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ). Local: Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti.
Palestra: ‘Mediação penal e penitenciária – o direito internacional e os reflexos no direito brasileiro’, com Ariane Trevisan Fiori, assessora criminal; professora da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e do mestrado e doutorado da Universidade Estácio de Sá. Local: Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti.