A prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, começou na segunda-feira (dia 8), o plantio de mais 25 mudas de Pau Brasil, Ipê Rosa e Branco, Castanheira e Angico Vermelho, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. O plantio faz parte do projeto de Arborização Urbana, que pretende se estender por ruas, estradas, rodovias, praças, margens de córregos, áreas internas de escolas municipais com o objetivo de fortalecer a área verde na cidade.

O prefeito Samuca Silva, afirmou que a intenção é transformar Volta Redonda numa cidade verde, com o avanço do plantio por mutirões com estudantes e associações de moradores nos bairros, numa parceria que envolva as secretarias municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura na abertura dos berços (buracos abertos e preparados com terra preta e adubada para receber as mudas) e plantio de espécies nativas. “Além dos parques naturais que estamos investindo, queremos deixar como legado, uma cidade verde, que preserva e cuida do meio ambiente, ampliando as faixas de plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Mais verde, mais florestas, mais saúde para a população com mais 50 mil mudas plantadas em toda a cidade”, afirmou o prefeito. 

A equipe de plantio da secretaria de Meio Ambiente prepara um berço de 40 x 40 de profundidade com terra adubada para receber e desenvolver a raiz. Em seguida usam dois mourões de Eucalipto com uma amarra para que a muda não entorte e cresça direcionada de forma adequada.  São mudas com 1,80 a 2,00 metros de altura. “A secretaria municipal de Meio Ambiente pretende com o projeto de Arborização Urbana, fazer o plantio total de 50 mil mudas de árvores, sendo 450 km de plantio em vias públicas, iniciando pelas escolas municipais que tem o ensino integral”, informou o engenheiro florestal, Mauro Bornes, coordenador de Manejo e Arborização da SMMA.

 “Este trabalho será feito na Rua 33, Avenida dos Trabalhadores, Rodovia dos Metalúrgicos, Radial Leste, Praça da ETPC na Sessenta e vamos intensificar com a entrada dos 23 colaboradores da SMI que passaram por uma capacitação de manutenção, em parcerias da secretaria com outras instituições”, explicou Mauro Bornes.

Foto: SecomVR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui