O prefeito Rodrigo Drable recebeu na tarde de domingo (dia 19), o governador do estado, Wilson Witzel. Num primeiro momento, eles sobrevoaram as áreas atingidas pelas chuvas de sábado (dia 18) e em seguida, percorreram de carro alguns pontos da cidade. Segundo a Defesa Civil de Barra Mansa, os bairros mais afetados foram Bocaininha, Siderlândia, Colônia, Santa Maria II, Boa Sorte, Nova Esperança, São Luiz e Piteiras.

O boletim da Defesa Civil do município ainda alertou que no sábado choveu o equivalente a 136 milímetros, enquanto a previsão variava entre 60 e 100 milímetros. A situação provocou o transbordamento do Rio Barra Mansa, na altura do bairro Nova Esperança e adjacências, e do Rio Bocaina, na região do bairro Siderlândia, local considerado pela Defesa Civil com maiores problemas, já que a situação é atípica e o rio não tem costume de transbordar. 

Para Rodrigo Drable, essa foi uma das piores chuvas de Barra Mansa. “A cidade está com quatro pontos de alagamentos em quatro rios diferentes, coisa que a gente nunca viu antes. Estamos desde sábado nas ruas com as equipes da prefeitura, que estão fazendo o possível para contornar o problema, mesmo com toda limitação que a gente tem. Agradeço muito todas as ajudas, em especial ao governo do estado”, revelou o prefeito.

O governador Wilson Witzel se comprometeu em ajudar o município, tanto na construção de novas moradias, como no envio de máquinas para limpeza. “Fizemos um sobrevoo para reconhecer os problemas mais graves. O Rio Bananal foi absolutamente uma situação atípica e não deve ocorrer novamente, já que não é normal o transbordamento no local. Segundo o prefeito Rodrigo, o problema mais grave é o Rio Barra Mansa. Há a necessidade da remoção de 400 unidades familiares da localidade, por isso, estamos dando início a um programa de habitação para baixa renda, que é o programa Casa Nova, que prevê a possibilidade de anualmente 20 mil novas unidades. Vamos trabalhar para ter um terreno em Barra Mansa, onde o prefeito já ofereceu, e retirar as famílias destas áreas de risco. Também estamos mandando máquinas do DER para a limpeza dos bairros”, informou Witzel.

Também estavam presentes na comitiva os deputados estaduais Marcelo Cabeleireiro e Gustavo Tutuca, secretários municipais, vereadores, Polícia Militar, Defesa Civil e a Guarda Municipal.

Secretaria de Educação informa que quatro escolas não terão aulas na segunda-feira

O subsecretário de Educação, Ricardo Rosas, informou que nesta segunda-feira, dia 20, quatro escolas municipais não terão aulas. “Suspendemos as aulas amanhã nas escolas Argemiro de Paula Coutinho, Djair Machado Gomes, Adelaide Duarte Flores e na Creche Padre Adalberto. Perdemos muitas coisas, como merenda, computadores, material escolar entre outras coisas. Ainda estamos contabilizando o prejuízo e já estamos com equipes fazendo a limpeza”, revelou Ricardo.

Secretaria de Saúde vacina moradores das áreas atingidas

Ainda neste domingo (dia 19), a Secretaria de Saúde de Barra Mansa dividiu suas equipes para percorrem os bairros atingidos pelas chuvas para vacinar os moradores contra tétano. Na oportunidade, os profissionais também orientaram a população sobre a leptospirose, que não tem vacina específica.

Foto: PMBM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui