26 C
V Redonda
terça-feira, fevereiro 17, 2026
Início Política Pacientes com câncer terão atendimento prioritário em Volta Redonda

Pacientes com câncer terão atendimento prioritário em Volta Redonda

Foi aprovado na Câmara de Volta Redonda, em segunda votação, o projeto de lei n.º 099/2021 de autoria do vereador Betinho Albertassi, que institui o ‘Fila Zero’. O programa consiste na obrigatoriedade das unidades de saúde do Município em priorizar o atendimento aos pacientes diagnosticados com câncer no agendamento de consultas ou exames, no prazo máximo de 72 horas após o encaminhamento médico.

O projeto é de extrema importância para quem tem a doença. Dados científicos mostram que a cada quatro semanas que se demore a iniciar um tratamento de câncer, aumenta-se a possibilidade de morte em mais de 13%, além de encarecer o tratamento.

De acordo com o vereador Betinho Albertassi, justifica-se a lei pela gravidade e evolução da doença se não tratada rapidamente. Pacientes com câncer não podem ficar em listas de espera.

  • Queremos agilidade nas consultas e no início do tratamento do câncer, por se tratar de doença agressiva, que requer total atenção do Poder Público, com o objetivo de curar os pacientes.

O tempo médio para diagnóstico do câncer no Brasil é de 270 dias na rede pública de saúde. Essa demora faz com que cerca de 80% dos pacientes com algum tipo da doença comecem o tratamento em estágios mais avançados, portanto, com menores chances de cura. Para Betinho Albertassi, isso precisa mudar.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no atual triênio (2020 a 2022), 1.875.000 pessoas estão sofrendo com câncer no Brasil.

O projeto agora segue para apreciação do prefeito Antônio Francisco Neto, que tem 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.