A primeira morte por dengue em Angra dos Reis no ano de 2024 foi confirmada na manhã desta sexta-feira (dia 1º). O óbito é de uma mulher de 67 anos, com comorbidades, moradora da região da Japuíba. Em janeiro e fevereiro, foram notificados no município 3.262 casos suspeitos de dengue, sendo 1.168 confirmados e 426 descartados; outros 1.668 seguem em investigação. Três óbitos suspeitos estão sendo investigados.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Ramos, orienta que as pessoas devem ir ao serviço de saúde mais próximo se surgirem os sintomas da doença e reforça que ninguém deve tomar medicamento por conta própria, pois isso pode agravar o quadro de saúde. Ele lembra que a participação da população é de extrema importância no combate ao Aedes aegypti. Em Angra, 86% dos focos do mosquito transmissor da doença estão nas casas das pessoas.

– Com apenas 10 minutos durante a semana, é possível acabar com os focos e ajudar no combate ao mosquito. Cuide de sua casa e ajude a salvar vidas – diz Rodrigo Ramos.

SINAIS E SINTOMAS

Em geral, o primeiro sintoma de dengue a surgir é a febre alta, que costuma durar de 2 a 7 dias. Outros são dor de cabeça, dores musculares, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo. Se algum desses sintomas aparecer, a orientação é ir à unidade de saúde mais próxima e, principalmente, não tomar remédio por conta própria em nenhuma hipótese, pois isso pode agravar o quadro de saúde.

COMBATE AO MOSQUITO

Como eliminar possíveis criadouros do mosquito: virar garrafas para baixo, remover os pratos dos vasos de planta, guardar pneus em ambientes cobertos, limpar as calhas, amarrar bem os sacos de lixo, manter a caixa d’água tampada e esvaziar recipientes de degelo em geladeiras.

As ações de rotina da Prefeitura contra o Aedes são: visitas domiciliares, busca ativa de focos do mosquito, instalação de armadilhas para remoção de ovos do Aedes e ações de educação em saúde. Em 2023, foram mais de 105 mil visitas, com uma média de 630 armadilhas instaladas por semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.