23.4 C
V Redonda
sábado, fevereiro 14, 2026
Início Volta Redonda CSN inicia reflorestamento da Floresta da Cicuta com 102 mil mudas

CSN inicia reflorestamento da Floresta da Cicuta com 102 mil mudas

Através do plantio de 102 mil mudas em uma área de 41 hectares, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) vai ampliar a cobertura florestal no entorno da ARIE Floresta da Cicuta, que favorecerá a interação entre os ecossistemas locais e contribuirá para o processo de conservação da população do macaco Bugio (Alouatta guariba clamitans).

Com diretrizes aprovadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o projeto inclui a abertura de berços e o plantio de mudas com espaçamento de 2 x 2 metros, totalizando 2.500 mudas por hectare. Este espaçamento foi escolhido considerando as características específicas das áreas a serem recuperadas, para a eficiência do plantio e a rápida recuperação do ecossistema.

Segundo o Gerente Geral de Meio Ambiente da CSN, José Carlos Gouvea Junior, “o projeto também vai ajudar ecologicamente a transição e a troca genética tanto da flora quanto da fauna da floresta, possibilitando o surgimento de novas espécies e abrindo área de mata preservada.”

Entre as mudas nativas que estão sendo plantadas, destacam-se a aroeira pimenta, angico vermelho, jequitibá branco, cedro rosa, paineira, pau viola, ipê amarelo, ipê roxo, jatobá, ingá mirim e etc.

Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Floresta da Cicuta:

A Floresta da Cicuta é um dos últimos fragmentos remanescentes de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro com 131.00 hectares, possui espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e é classificada como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).

A Floresta da Cicuta é um dos locais no qual é realizado o Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN, ação de conscientização para as comunidades locais executado pela Fundação CSN.

Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.