A conclusão do Hospital da Criança de Volta Redonda, localizado no bairro Retiro, está prevista apenas para fevereiro de 2025. Isso mesmo, leitores da Folha do Aço, não estão enganados: dois meses após o início do mandato do prefeito eleito nas próximas eleições de outubro.

O terceiro termo aditivo ao contrato 231/2022 foi recentemente assinado pela então secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira, ampliando o prazo da obra em até nove meses. A Lopes Construtora e Estrutura Metálica, detentora de outros contratos com o governo municipal, está encarregada da execução, cujo custo total estimado pela prefeitura para a conclusão era de R$ 10,07 milhões.

Desde 2016, quando o prefeito Neto (PP) estava prestes a concluir seu quarto mandato à frente do Palácio 17 de Julho, a construção do Hospital da Criança enfrenta dificuldades. Houve longas paralisações, sendo retomada somente em 1º de julho de 2022, quando Neto e seus assessores lançaram a pedra fundamental. O canteiro de obras foi montado em outubro daquele ano, e desde então, a Prefeitura tem divulgado periodicamente a evolução dos trabalhos estruturais. Em janeiro deste ano, a medição indicava 70% de conclusão.

Em novembro de 2023, o governo municipal assinou o segundo aditivo de prazo, estendendo a execução da obra por mais cinco meses. A primeira alteração no contrato aconteceu em abril do ano anterior, acrescentando 150 dias de obra. Os recursos são provenientes do município, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e de uma emenda de bancada proposta pelo ex-deputado federal delegado Antonio Furtado.

Inicialmente, o Hospital da Criança funcionará em conjunto com o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro), mas terá estrutura independente, incluindo recepção própria, consultórios de atendimento, classificação de risco, salas de medicação e de emergência vermelha e de nebulização. Após a conclusão, o novo hospital operará de forma independente, com áreas adicionais de repouso e internação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.