A Operação Teatro Invisível, deflagrada na manhã desta quinta-feira (dia 12) pela Polícia Federal, resultou na prisão de quatro indivíduos e na apreensão de R$ 188.300 em espécie, três veículos de luxo blindados, celulares, dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e diversos documentos. Um dos carros foi apreendido com o alvo principal da operação no momento de sua prisão, ocorrida em via pública no bairro Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio.
A operação também cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em locais relacionados aos investigados. As apreensões de valores ocorreram em várias residências de alvos presos e de alvos de mandados de busca e apreensão. Os quatro presos serão encaminhados à Superintendência da PF no Rio de Janeiro.
A Operação Teatro Invisível visa desarticular uma organização criminosa que, desde pelo menos 2016, atuava na disseminação de informações falsas sobre candidatos em campanhas eleitorais. A organização utilizava um esquema sofisticado para influenciar o processo eleitoral em mais de 10 municípios do estado do Rio de Janeiro.
Os investigados enfrentam acusações de organização criminosa, desvio de funcionários públicos, lavagem de dinheiro, constrangimento ilegal de servidores e crimes relacionados à difusão de notícias falsas. As investigações, conduzidas pela Divisão de Repressão a Crimes Eleitorais (DRCE) e pela Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional (DELINST) da PF, revelaram que a organização também tinha influência em pelo menos três eleições municipais.
Foto: Divulgação