A lei municipal nº 5941/22, de autoria do vereador Hálison Vitorino, que estabelece novas diretrizes para a assistência e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica no município de Volta Redonda, acaba de ser sancionada pela Câmara.

Uma das principais alterações trazidas pela lei é a criação do “Aluguel Romaneli”, um auxílio moradia no valor de um salário mínimo que poderá ser pago por até 12 meses às mulheres vítimas de violência doméstica que não possuam condições financeiras de residir longe do agressor.

O objetivo da lei é possibilitar que mulheres que sofrem com a violência dentro de casa, mas não conseguem denunciar ou romper com o agressor em razão da dependência financeira ou de moradia que possuem com ele, o denunciem e se protejam em um lugar seguro, refazendo assim suas vidas.

O nome “Romaneli” dado ao auxílio moradia é uma homenagem à Guarda Municipal Ilça Enalda Maria Romaneli, que infelizmente veio a falecer em razão da COVID-19 no ano de 2021, aos 57 anos. Formada em administração de empresas, mãe de 3 filhos e avó de 2 netos, era natural de Volta Redonda e ingressou na Guarda Municipal em 2000, passando em 1º lugar no seu concurso. Em sua trajetória na Guara Municipal, atuou nos últimos 4 anos na Patrulha Maria da Penha, sendo reconhecida pelo seu amor, dedicação e comprometimento no combate à violência contra a mulher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.