O teto da nave central da Igreja do Convento do Carmo, uma das construções mais antigas e icônicas de Angra dos Reis, desabou na tarde de segunda-feira (dia 19) no Centro da cidade. Felizmente, não houve feridos. O conjunto histórico, que é tombado como patrimônio, estava em obras no momento do acidente.

De acordo com as informações, o acervo do templo já havia sido retirado, minimizando os danos ao patrimônio cultural. A igreja vizinha, que também está em reforma, não foi afetada pelo desabamento.

A prefeitura de Angra dos Reis informou que acionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela igreja da Ordem Primeira do Carmo, para assumir as ações relacionadas ao desabamento. A Defesa Civil havia interditado o espaço há cerca de um mês, e desde então, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas vinha colaborando com a Igreja e o Iphan para desenvolver um projeto de escoramento da estrutura.

O Iphan realizará uma vistoria nesta terça-feira (dia 20) para um diagnóstico mais detalhado dos danos e para determinar os próximos passos nas obras. A prefeitura, que está atualmente revitalizando a igreja da Ordem Terceira do Carmo, vizinha à que sofreu o desabamento, reafirmou seu compromisso em colaborar com todas as ações emergenciais necessárias para preservar este importante patrimônio histórico de Angra dos Reis.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.