O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) ampliará, ainda neste mês de fevereiro, o programa Coleta Seletiva Solidária, passando a atender outros 24 bairros do município, elevando o número para 74 bairros atendidos. A iniciativa visa preservar e melhorar o meio ambiente, diminuindo a quantidade de material reciclável destinado ao CTR (Centro de Resíduos Sólidos).

O gerente do setor de Destinação Final de Resíduos Sólidos e responsável pela Coordenação da Coleta Seletiva, Sérgio Antônio da Silva, detalhou a importância do descarte correto. “No exercício da coleta seletiva é selecionado o material que ainda tem utilidade daquele que esgotou sua validade de uso. Assim, se consolida a separação do lixo reciclável e do não reciclável”, explicou.

Sérgio ressaltou que o Saae avançou no último ano e que a coleta seletiva trouxe benefícios para as comunidades, além de gerar renda para o cooperados da Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (CoopCat). “Elevamos de 20% para 50% a abrangência territorial da coleta seletiva, o que possibilitou em 2018 o recolhimento de mais de mil toneladas de recicláveis. Também conseguimos aumentar a renda média dos cooperados de R$ 500 para R$1,2 mil/ mês”, destacou.

Seleção

Para as pessoas que não sabem como realizar a separação dos resíduos, o Centro de Resíduos Sólidos recomenda que o lixo seco, como papéis, papelão, metais, plásticos e vidros, seja acondicionado separadamente. Copos plásticos com restos de bebidas precisam ser lavados antes de irem para o lixo. É fundamental que o óleo de cozinha seja colocado em garrafas pet para o recolhimento pela coleta seletiva. Já o lixo orgânico, como restos de comida, cascas de frutas e legumes, deve ser disponibilizado para a coleta de lixo comum. Enquanto o lixo eletrônico, como monitores de computador, aparelhos celulares, impressoras e afins, precisa ser descartado em empresas e cooperativas próprias na área de reciclagem deste tipo de material.

Programação

A Coleta Seletiva funciona de segunda a sexta-feira. O serviço é efetuado criteriosamente dentro do horário estipulado. Assim sendo, comerciantes e moradores devem disponibilizar o lixo reciclável para a coleta seletiva pelo menos cinco minutos antes do horário divulgado pela autarquia. Confira a programação completa de todos os bairros atendidos pela Coleta Seletiva Solidária através do link: http://bit.ly/coletaseletivabm. Para obter mais informações sobre a coleta seletiva e saber em quais locais, dias e horários o projeto funciona, é só ligar para o telefone (24) 3512-4333.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.