O Unifoa sediou o Primeiro Encontro Regional do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj). O evento inédito na região Sul Fluminense reuniu mantenedores, reitores, pró-reitores, diretores, coordenadores e professores de diversas instituições de ensino superior. Todos os representantes estiveram unidos com um único objetivo: discutir a transformação digital na área acadêmica.

Participaram da solenidade representando a FOA e o Unifoa, o vice-presidente da FOA, Eduardo Prado; o reitor do Unifoa, Carlos Pacheco; o superintendente geral e vice-presidente do Semerj, José Ivo de Souza; e os pró-reitores Úrsula Amorim, Otávio Mithidieri e Alden Neves; além de coordenadores de curso e de professores.

Nos rumos da indústria 4.0 o questionamento da universidade atual é inevitável. “Ao fazermos um panorama da educação no mundo, podemos atestar facilmente que as instituições de ensino se encontram em estágios diferentes quando nos referimos ao uso da tecnologia. A jornada da transformação digital na educação é um caminho longo ao qual já iniciamos a caminhada”, destacou o superintendente geral da FOA e vice-presidente do Semerj, José Ivo de Souza.

O Brasil já conta com excelentes projetos, pesquisas e softwares. O que antes era considerado uma tendência passageira hoje é realidade e já muda a vidas. “Hoje em dia não falarmos mais em transformação sem tecnologia. Utilizando-a como aliada, temos relações de ensino/aprendizagem que unem ainda mais aluno, professor e instituição”, pontuou o reitor do Unifoa, Carlos José Pacheco.

Palestras

A atividade do Semerj contou com duas palestras que foram de encontro com a reflexão inicial trazida no evento. “A aprendizagem e a formação em transformação”, foi o tema ministrado pelo pró-reitor da Unicarioca, Maximiliano Damas; e “A sala de aula e o professor em transformação”, foi o tema colocado em pauta pelo coordenador da UC-Semerj, Alexandre Nicolini.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.