O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PSDB), vai determinar a publicação, durante essa semana, do Decreto Municipal 15.793. O objetivo do decreto é criar a Comissão de Estudos de Viabilidade de Anexação da Região da Califórnia da Barra, pertencente a Barra do Piraí, ao município de Volta Redonda. A comissão terá 30 dias – a partir da primeira reunião – para publicar seu plano de trabalho.

Segundo o prefeito Samuca Silva, esse tema é uma antiga demanda dos moradores daquela região e que, em maioria, utilizam serviços públicos de Volta Redonda. “Esse é um tema antigo, sempre comentado e um desejo da população do Complexo da Califórnia. Essa Comissão visa ver a viabilidade da anexação. E, caso tenha essa visibilidade, a comissão dará os caminhos para que esse pleito possa ser atendido”, destacou Samuca.

No decreto, Samuca especifica região da Califórnia da Barra contemplando os bairros: Boa Vista da Barra; Santa Terezinha; Cerâmica União; Recanto Feliz; Morada do Vale; Califórnia; Bairro de Fátima; Estrela de Fátima; São Luis da Barra; São Francisco e Guadalupe. A extensão territorial 28.474 km². “Sabemos que no passado usaram a população da Califórnia para politicagem. Por isto do decreto, para avaliar a tecnicamente e  previamente e sabemos que todo processo tem de nascer no bairro com vontade popular”, acrescentou o prefeito.

O prefeito lembrou que muitos moradores da região da Califórnia utilizam as redes públicas de saúde e educação de Volta Redonda. “Aquela região encontra-se efetivamente mais próxima de Volta Redonda do que da sua cidade sede. É importante realizarmos os estudos necessários. Lembro que há integração de transporte público, no Saae-VR que leva água para o local, entre outros”, acrescentou o prefeito.

Vão fazer parte da comissão representantes do IPPU-VR; Secretaria de Fazenda; Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana; Saae-VR; Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão. A Câmara de Vereadores também terá assento. A Comissão será presidida por Marcio Lins, diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU).

Foto: Arquivo

3 COMENTÁRIOS

  1. Só está faltando pagar a recisao das auxiliares que sairão em 31 de julho,até hoje não recebemos um centavo seu prefeito

  2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    Parabéns pela iniciativa prefeito Samuca. Ô Sr. Tem o meu respeito. Sou moradora dessa área e é o sonho de todos nós que isso torne realidade. Ajude nos. Por favor.

  3. Não seria mais fácil criarem uma proposta de lei para transformar a Região Sul Fluminense em Região Metropolitana de Volta Redonda? Melhor que ficar anexando áreas conurbadas, um pensamento de cidade pequena para uma cidade que está se tornando grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.