O primeiro Fórum Municipal de Turismo, promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, será realizado na próxima quinta-feira, dia 03, no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), campus Aterrado, das 8h30 até 17h30. O objetivo do evento, organizado em parceria pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) e pelo Conselho Municipal de Turismo (Comutur), é discutir políticas públicas para o setor e coletar propostas para implementação do Plano Municipal de Turismo.

O público alvo é formado por empresários e funcionários dos ramos de hotelaria, agências de viagem, guias de turismo, promotores de eventos, buffets, bares e restaurantes, motoristas de aplicativos e taxistas, transportadoras de passageiros e afins. Porém, o fórum é aberto para qualquer cidadão que queira participar. As inscrições podem ser feitas pelo link: (https://www.even3.com.br/forumturismovr) ou no local do evento.

A programação, na parte da manhã, inclui três palestras para contextualizar o evento e dar subsídios aos participantes para criarem propostas sobre o tema durante os grupos de trabalho. O dia começa com a exposição da diretora de Gestão e Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Valéria Lima, sobre o tema “Para pensar a Política Pública de Turismo”.

Em seguida, fala sobre “Tendências da Área de Turismo” o supervisor de Produto Nacional da CVC Corp, Leonardo Fonseca; e a manhã encerra com videoconferência com o secretário de Turismo de Botucatu (SP), Augusto César Tecchio, que vai apresentar o “Case de Turismo: A experiência do município de Botucatu” em relação a implementação de políticas públicas para o turismo.

À tarde, os participantes serão divididos em três grupos de trabalho para discutir eixos temáticos diferentes e criar propostas para fomentar o turismo em Volta Redonda. Os temas são “Patrimônio, Memória e Cultura”, “Vocações Turísticas do Município” e “Desafios do Turismo em Volta Redonda”. Após os debates, o resultado é apresentado em plenária de onde saem as propostas que serão incorporadas ao Plano Municipal de Turismo de Volta Redonda.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro, lembrou que o Fórum Municipal de Turismo é uma iniciativa pioneira na cidade. “O evento tem por objetivo convidar os setores envolvidos na cadeia produtiva da atividade e outros interessados a pensarem sobre a diversificação da matriz econômica do município. Somos uma cidade que possui uma rede de serviços muito sólida, referência entre as cidades vizinhas. E podemos aproveitar melhor essa condição”, acredita.

A diretora de Turismo da secretaria, Débora Cândido, afirmou que em termos de hotelaria, por exemplo, são cerca de 1,4 mil leitos. “Volta Redonda ainda tem grande relevância no cenário cultural, uma variada rede de bares e restaurantes e cada vez mais eventos. Além disso, temos bens históricos tombados, áreas naturais como o Parque do Ingá e Zoo Municipal, sem falar em um kartódromo internacional. Assim, é mais do que natural, trazer essa discussão para o município”.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, valorizar o potencial turístico do município é uma maneira de movimentar a economia. “Com a crise econômica instalada no país, qualquer iniciativa que ajude a gerar circulação de renda, fortalecer o prestador de serviço local e, assim, criar empregos, terá meu apoio. Volta Redonda tem uma localização privilegiada e precisamos estimular o turismo regional. Temos uma rede hoteleira e gastronômica para receber turistas que visitarão todo Médio Paraíba”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui