Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal (Direp) e a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core) resultou em diversas apreensões simultâneas no Porto de Itaguaí e nos Portos Secos (EADI) de Nova Iguaçu e Resende. Até sexta-feira (dia 9), a apreensão já representava um prejuízo superior a R$ 50 milhões ao crime organizado, especificamente a grupos de milicianos que se dedicam ao contrabando e a essa modalidade criminosa.

De acordo com a PF, inúmeros contêineres foram vistoriados e apreendidos mais de 60 mil aparelhos denominados “TV BOX”, utilizados para acessar canais de televisão burlando os serviços oficiais dos produtores, em violação a direitos autorais, crime contra a propriedade imaterial e contrabando (art. 334-A, do Código Penal, pena de 2 a 5 anos, que é dobrada quando o crime é praticado em transporte marítimo).

Foi constatado que esta é a maior apreensão da história do país em relação a aparelhos TV BOX. “A tendência é que o número de aparelhos apreendidos ainda aumente no decorrer da operação”, informou a PF, que dará continuidade às investigações, após a conclusão dos procedimentos administrativos de competência da Receita Federal.

Mais

A Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Superintendência Regional da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (ES/RJ) apreendeu, na segunda-feira (dia 5), 14,8 toneladas de mercadorias no Porto Seco de Resende. Os produtos, que entraram no país em um contêiner no Porto de Itaguaí, eram compostos por materiais elétrico e eletrônico sem certificação compulsória do Inmetro/Anatel, incluindo 10.600 aparelhos de TV Box.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.