O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro deferiu, na sessão da quinta-feira (dia 22), o pedido de registro do prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes da Silva, o Dudu (PSC), ao dar provimento ao recurso interposto pelo candidato, que tenta a reeleição pela coligação “Pra fazer ainda mais” (DEM, PSC, PSL, PP, Solidariedade, Republicanos, PRTB E PROS). O Juízo de primeira instância indeferiu o pedido por entender que, caso eleito, o candidato exerceria seu terceiro mandato subsequente, o que fere a Constituição Federal.

Eleito vereador do município em 2012, o candidato assumiu interinamente a prefeitura em 2016, após o então prefeito ter seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral e tanto o presidente quanto o vice-presidente da Câmara de Itatiaia, sucessores naturais, se afastarem por licença médica. Dudu exercia a função de primeiro-secretário no Legislativo municipal à época. Ainda em 2016, o candidato elegeu-se prefeito, cargo que ocupa até o momento.

Seguindo o precedente do TSE, o Colegiado do TRE-RJ entendeu que o primeiro período, aquele da interinidade, não configura um primeiro mandato, não incidindo a inelegibilidade prevista no artigo 14 da Constituição Federal, que trata da reeleição. Cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.